Dia do Bibliotecário em BH aproxima profissionais da comunidade

Evento realizado no Parque Municipal teve o objetivo de destacar a profissão

Contação de histórias para a criançada integrou programação (Foto: Umberto Nunes)

Uma turma de bibliotecários tornou o dia 2 de abril, no Parque Municipal de Belo Horizonte, mais agradável para quem passeava por lá. Para lembrar a passagem do Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), juntamente com o Movimento dos Bibliotecários Mineiros, que reúne um grupo de profissionais da área, abordou os frequentadores para mostrar que o seu trabalho é parte essencial da formação pedagógica do aluno, independentemente de sua idade.

“A proposta foi discutir o lugar do bibliotecário na sociedade e divulgar a nossa profissão fora dos meios de comunicação tradicionais”, explica Jéssica Martins Queiroz (CRB-6/3254), uma das coordenadoras do Movimento.

Pablo Jorge (CRB-6/2558), coordenador da Comissão de Fiscalização do CRB-6, destaca que é a primeira vez que o grupo realiza um evento externo, voltado especificamente para a comunidade. Em sua estreia, o MBM levou ao Parque uma programação que incluiu contação de histórias e difusão de informações sobre a atuação diária do bibliotecário. “O profissional de biblioteca tem alta capacidade técnica não só para gerir o espaço, mas também para estimular a leitura e disseminar informações.”

A programação do evento incluiu uma contação de histórias para crianças e distribuição de livros doados pelas empresas Praxis Softwares Gerenciais, Editora Paulus e Boa Viagem Distribuidora. Além disso, foram distribuídas camisas promocionais aos bibliotecários que passaram pelo parque. Ao todo, mais de 200 pessoas estiveram no local.

Camisa promocional distribuída pelo CRB-6 aos bibliotecários que participaram do evento em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

O vice-presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790), esteve no evento e destacou: “A ação foi resultado do trabalho conjunto do Conselho com a iniciativa privada e com bibliotecários que nos procuram e fazem a diferença. É importante que os pais e as mães que estiveram no parque saibam como um bibliotecário atua e como contribuímos para a educação de seus filhos. Nosso país pode ser mais justo e mais rico se valorizar os livros, a leitura, as bibliotecas e ações culturais como esta. E, vale lembrar, o bibliotecário tem papel essencial nesse processo educativo.”

Confira as fotos do evento.

Mais comemorações

Outras ações e eventos também foram realizados pelo CRB-6 em comemoração ao Dia do Bibliotecário: em Serra, Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo, e em Montes Claros, em Minas Gerais. Em breve, o Conselho estará em Formiga (MG) para apoiar o Fórum de Biblioteconomia do UNIFOR-MG.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*