Dia Mundial do Livro foi comemorado no dia 23 de abril

O Dia Mundial do Livro é comemorado anualmente em 23 de abril. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data para encorajar as pessoas, a descobrirem os prazeres da leitura.

De acordo com Mara Esteves, integrante da Brechoteca Biblioteca Popular e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), é importante estreitar os laços entre as crianças e o livro, ainda mais na infância, momento em que a visão sobre mundo é formada por meio de diversas interações seja nas relações familiares, no ambiente escolar e também com a literatura ou a contação de histórias. “A leitura literária deve ser estimulada constantemente para que as crianças possam alimentar a sua imaginação, refletir e ampliar a sua percepção de mundo. Afinal é na infância que encontramos um período do desenvolvimento humano mais propício para a construção da cidadania, da formação de bons hábitos e da construção da identidade” afirmou Mara.

(Foto: Rafael Andrade/Rede Releitura)Os Livros são pontes para instigar a imaginação, a criatividade e o entendimento sobre o mundo nas crianças (Foto: Rafael Andrade/Rede Releitura)

(Foto: Rede Conexão Leitura/Divulgação)Compartilhar a leitura e novos olhares sobre o mundo (Foto: Rede Conexão Leitura/Divulgação)

A RNBC

Criada em 2015, a Rede Nacional está presente no país com mais de 115 bibliotecas comunitárias localizadas nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com o compromisso de crescer, articulando mais bibliotecas comunitárias para integrar a Rede Nacional e fortalecer o movimento de luta pela garantia do direito à leitura, ao livro, à literatura e às bibliotecas.

Fonte: RNBC | Mônica Macabu

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*