Direito e conhecimento

Bibliotecas do Tribunal de Justiça mineiro oferecem acervo especializado na área

O Sistema de Bibliotecas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é composto pelas bibliotecas Desembargador Amílcar de Castro e Rita Adelaide. Os equipamentos são especializados em Direito e integram a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, na capital mineira.

Biblioteca Desembargador Amílcar de Castro, localizada na Unidade Goiás (Foto: Divulgação)

Biblioteca Desembargador Amílcar de Castro, localizada na Unidade Goiás (Foto: Divulgação)

A biblioteca da Unidade Goiás começou a ter seu acervo formado ainda no Tribunal da Relação, na cidade de Ouro Preto. A partir da Resolução 40/1982, passou a denominar-se Biblioteca Desembargador Amílcar de Castro, em homenagem ao conhecido magistrado e ex-presidente do TJMG. Já a Biblioteca Rita Adelaide teve seu acervo constituído a partir de uma coleção particular do advogado Tancredo Martins, adquirida pelo Governo do Estado e doada ao extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais, em 1967. O nome da biblioteca homenageia a mãe do advogado. Com a promulgação da EC 45/04, que extinguiu os Tribunais de Alçada, o acervo da Biblioteca Rita Adelaide passou a integrar o Sistema de Bibliotecas do TJMG.

A Unidade Raja Gabaglia abriga a Biblioteca Rita Adelaide (Foto: Divulgação)

A Unidade Raja Gabaglia abriga a Biblioteca Rita Adelaide (Foto: Divulgação)

O acervo das bibliotecas é composto por diversas coleções, divididas em Normal, Reserva e Referência. A coleção Normal reúne livros de doutrina, legislação comentada e jurisprudência. A Reserva é voltada para os magistrados. Já a coleção Referência é formada por compêndios de leis secas, dicionários, enciclopédias, gramáticas, guias, obras históricas e outras relativas ao TJMG e ao Estado de Minas Gerais. O acervo também abriga periódicos e títulos de coleções que pertenciam ao Desembargador Amílcar de Castro, entre os quais inúmeras obras raras.

O acervo é liberado ao público externo para consulta e estudo e o empréstimo domiciliar é restrito aos usuários cadastrados, conforme os termos do regulamento. A Biblioteca Digital também disponibiliza documentos de diversas áreas do TJMG que sejam de interesse da sociedade. Acesse http://bd.tjmg.jus.br/jspui/ e saiba mais.

Serviço
Biblioteca do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Bibliotecário responsável: Thiago Israel Doro Pereira (CRB-6/3250)
Rua Goiás, 229 – Centro | Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h
Telefone: (31) 3237-6179
Site: http://www.tjmg.jus.br/portal/biblioteca/

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*