Em constante crescimento

Biblioteca do Instituto de Ensino e Pesquisa passa por ampliação e contribui cada vez mais com a formação acadêmica de seus alunos

A Escola Técnica Santa Casa Belo Horizonte foi fundada há 25 anos para oferecer o curso técnico de enfermagem. Em 2009, a instituição se uniu ao Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa B, que deu origem ao Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH. O IEP oferece atualmente os cursos de Técnico de Enfermagem, Cuidador de Idosos, Residência e Especialização Médica e Residência Multiprofissional, Especialização Lato Sensu, Especialização Stricto Sensu, Curso Preparatório e coordena todos os estágios obrigatórios da Santa Casa. A biblioteca da Escola Técnica foi criada para atender os requisitos do MEC. Após a unificação, em 2009, a biblioteca foi ampliada, os acervos foram integrados e, a partir daí, a Biblioteca do IEP foi criada.

Raissa Gabrielle Cirilo (CRB-6/3392) é a bibliotecária responsável pela Biblioteca do IEP (Foto: Késia Silva/Eliane Lima)

O acervo é composto por aproximadamente dois mil itens, entre livros, monografias, dissertações, teses e periódicos. Atualmente, a biblioteca está em processo de instalação e parametrização de um novo software, o TOTVS Bibliotecária. A expectativa é que na primeira quinzena de abril a catalogação seja iniciada.

Biblioteca reúne aproximadamente dois mil itens (Foto: Késia Silva/Eliane Lima)

A bibliotecária responsável, Raissa Gabrielle Cirilo (CRB-6/3392), conta que a equipe é formada por ela e uma estagiária de Biblioteconomia e que a instituição oferece uma série de cursos aos alunos. “Em média, recebemos 30 alunos por dia. Promovemos constantemente oficinas para os estudantes da Escola Técnica e para alunos das especializações e residências, que precisam fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Essas oficinas têm como objetivo principal orientar os alunos para a realização de trabalhos acadêmicos”, conta. As oficinas de Informática e Power Point, dirigidas aos estudantes de ensino técnico, são ministradas três vezes por semana. Para os alunos de residência e especialização é ofertada a “Oficina de Normalização”, curso que apresenta as regras a serem observadas nos trabalhos acadêmicos do IEP, como, por exemplo, a maneira correta de incluir citações e referências. “Os resultados têm sido positivos e o desempenho dos estudantes da instituição tem melhorado”, afirma a bibliotecária.

Instituição realiza oficinas de orientação para trabalhos acadêmicos (Foto: Késia Silva/Eliane Lima)

Ainda em 2017, a equipe, o horário de funcionamento e os projetos serão expandidos. “A biblioteca está passando por um processo de transição. A perspectiva é que, até novembro, passemos a ocupar um novo espaço, maior e mais arejado. Além disso, vamos receber novos livros e periódicos”, completa Raissa.

Serviço
Biblioteca do Instituto de Ensino e Pesquisa | Santa Casa BH
Bibliotecária: Raissa Gabrielle Cirilo (CRB-6/3392)
Endereço: Rua Domingos Vieira, 590, Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, de 8h às 22h.
Telefone: (31) 3238-8281

Bibliotecas modelo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado o trabalho realizado por diversas bibliotecas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Confira aqui as bibliotecas que já foram destaque nas redes do Conselho.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*