Inpire lança biblioteca virtual com conteúdos especializados em gestão e políticas culturais

O público pode consultar e baixar publicações de artistas, educadores e pesquisadores que disponibilizaram seus trabalhos para acesso gratuito.

A Inspire Gestão Cultural, empresa de Belo Horizonte que atua na formação de profissionais do setor cultural, acaba de lançar uma Biblioteca Virtual (inspirebr.com.br/bibliotecavirtual). A plataforma é dedicada a conteúdos especializados na temática Gestão e Políticas Culturais, reforçando a importância da formação na área, além do conhecimento livre e compartilhado.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura e patrocinado pela ArcelorMittal.

Entre o acervo, disponível para consulta e download – desde que para fins não comerciais, o público vai encontrar estudos de pesquisadores e artistas conceituados como, Jordi Pardo, Albino Rubim, Alexandre Barbalho, Francisco Humberto Cunha Filho, Anita Simis, Ana Flávia Machado, Marcelo Bones, Ana Elisa Ribeiro, Suely Machado, Clarice Libânio, Lia Calabre, Ana Carla Fonseca, Romulo Avelar, além de grupos como Cia Balangan, entre vários outros. Ao acessar, os usuários terão contato com uma variedade de materiais, como textos, livros, vídeos, artigos, periódicos, dissertações, links para sites externos etc.

Conhecimento livre e em constante reflexão

Ao investir na criação de uma biblioteca virtual afirma-se uma ação política voltada para a pesquisa e para a formação profissional contínua no campo cultural. O objetivo da INSPIRE é contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento especializado e, consequentemente, ampliar uma discussão mais qualificada sobre arte, cultura, educação, política, gestão, sustentabilidade e vários outros aspectos que envolvem a constituição desse campo profissional.

Nossas fontes de desenvolvimento estão nos territórios e nas pessoas, em seu capital sociocultural. Nessa perspectiva, unir saberes, pesquisas e opiniões de diversos autores contemporâneos em um só lugar se mostra relevante. Além disso, a plataforma trabalha com objetivo de não só trazer discussões contemporâneas sobre gestão e políticas culturais, mas também correlacioná-las com tantas outras áreas da nossa complexa sociedade.

Um campo de conhecimento ainda em processo de constituição de sua própria bibliografia, que se encontra virtualmente dispersa e que, muitas vezes, fica restrita a grupos com maior oportunidade de acesso à informação. Por isso, a INSPIRE vai trabalhar na organização, na sistematização e na disponibilização de uma biblioteca especializada que estará em permanente processo de atualização. Os interessados em ter seus trabalhos publicados virtualmente podem entrar em contato no e-mail contato@inspirebr.com.br.

Acesso: inspirebr.com.br/bibliotecavirtual.

Mais informações podem ser obtidas com Jussara Vieira pelo telefone (31) 975044330 ou pelo email jussara.vsilva@gmail.com.

Fonte: Inspire Gestão Cultural

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*