Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, presta serviços à comunidade

Biblioteca Pública Estadual Luiz de BessaVocê sabia que pode pegar um livro emprestado na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte? O setor de Empréstimo Domiciliar é composto por mais de 70.000 livros, divididos entre as diversas áreas do conhecimento. Saiba como fazer:

Empréstimo Domiciliar

O setor de Empréstimo Domiciliar integra a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e é composto por mais de 70.000 livros, divididos entre as diversas áreas do conhecimento. Com ênfase na literatura brasileira e estrangeira, inclui autores representativos, com destaque para os grandes clássicos.

Os interessados podem fazer empréstimo de até dois (2) livros por vez. O prazo para a devolução é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias, pessoalmente ou pela internet.

Para utilizar este serviço é necessário fazer a carteira de leitor da biblioteca. Para isto, basta apresentar a seguinte documentação:

– carteira de identidade;

– carteira de identidade do responsável, se o leitor for menor de 16 anos;

– comprovante de residência em seu nome ou sobrenome, atualizado com o mínimo de 60 dias emitido pelos correios ou 2ª via retirada na internet;

– contribuição de R$ 3,00.

O catálogo com o acervo está disponível na base de dados bibliográficos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e pode ser consultado via internet, através do link Pesquisa de Acervo.

Horário de inscrição
Segunda a sexta-feira, de 8h às 19h30, sábado, de 8 às 11h30.
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, de 8 às 20h, e sábado, de 8 às 12h.
Telefone: (31) 3269-1230/1231
E-mail: emprestimo.sub@cultura.mg.gov.br
Endereço: Prédio Anexo Professor Francisco Iglésias – Rua da Bahia, 1889 – 1º andar.

Fonte: Sistema Estadual de Cultura MG

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

32 Comments

  1. lumenia
    Posted 5 de setembro de 2014 at 11:44 | Permalink

    EStou tentando renovar livro pela internet e aparece mensagem que estou atrasada com livro.
    Não posso ir hoje a biblioteca pois estou viajando.
    FAvor retornar.
    Obrigada,
    Att
    Lumenia
    31 9675 3863

  2. Varlene Braga
    Posted 23 de setembro de 2014 at 9:51 | Permalink

    Bom dia!

    Estive na biblioteca hoje (22/09/2014 as 08:05) para pegar um livro. Fiquei sabendo que o sistema estava fora do ar e que eu deveria esperar o sistema voltar para fazer o empréstimo. Como??????

    Agora é assim….se o sistema esta fora do ar o mundo para. Será que não existe uma maneira de pegar o livro com método manual??????? Se o sistema ficar uma semana com problema a biblioteca ninguém pode pegar livro???? Isso não pode acontecer…..Temos que ter uma segunda opção. Não podemos viver dependendo de sistema…e quando não tinha sistema…como era o empréstimo. Será que só pegam livros pessoas que não tem compromisso com nada….Eu me senti uma pessoa estranha na biblioteca. Primeiro que eu entrei compressa, pois tenho horário para pegar serviço, trabalho no Bairro Cidade Nova e precisava resolver meu problema rápido. A mulher me perguntou onde eu iria ( como se ali fosse um shopping e eu estava procurando alguma loja), fiquei surpresa com a pergunta. Ela poderia ter ido direto no assunto como: moça, favor colocar sua bolsa no armário..e depois me disse que o sistema estava fora que eu tinha que esperar…..? ou volte depois como se eu nada fizesse nada na vida, só leio livros….me ajuda gente….vamos melhorar as coisas não podemos depender de sistema, temos que ter soluções para quando o sistema não funcionar nossa vida possa continuar andando….Por favor pensem nisso….è por isso que a leitura no Brasil acaba ficando pra segundo plano. Não podemos comprar por que o livro é caro e quando tem na biblioteca não pode porque o sistema esta fora do ar…….QUE PAÌS È ESTE QUE NÂO HÀ RESPEITO COM O CIDADÂO?

    • Luiz de Bessa
      Posted 24 de setembro de 2014 at 18:12 | Permalink

      Prezada Varlene, boa noite!

      Na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, utilizamos o Sistema Pergamum, desenvolvido na PUC do Paraná, e usado em mais de 8.000 bibliotecas em todo o país. É uma ferramenta muito eficiente, que nos permite agilizar e expandir os serviços aos nossos leitores.

      Como qualquer sistema informacional, o Pergamum está sujeito a quedas ou falhas ocasionais. Infelizmente, uma dessas raras falhas aconteceu bem na hora em que você nos visitava. Quando isso acontece, o funcionário tenta reiniciar o sistema. Caso não seja possível após uma tentativa, manda nosso procedimento que ele imediatamente realize qualquer serviço de forma manual, garantindo o atendimento ao usuário, sempre nossa primeira preocupação.
      Compreendemos que você estava com pressa e não pôde aguardar, mas se o tivesse feito sem dúvida teria saído da Biblioteca com as obras desejadas em mão, em instantes.

      Pedimos desculpas pelo transtorno, e esperamos que você tenha a oportunidade de voltar à Biblioteca para, enfim, pegar o livro emprestado. Aguardamos você!

      Estamos sempre abertos para ouvir e responder nossos leitores. Muito obrigado pelo seu comentário! No futuro, por gentileza encaminhe sugestões, reclamações ou elogios para o assessoria.sub@cultura.mg.gov.br, ou diretamente ao setor em questão.

      Atenciosamente,
      Equipe da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

    • Antonio
      Posted 1 de janeiro de 2016 at 15:25 | Permalink

      No serviço público é assim: nem a informática consegue ajudar.

    • GILBERTO BATISTA
      Posted 14 de março de 2016 at 16:57 | Permalink

      Oi Varlene. Entendo que você estivesse com bastante pressa, naquele dia, acho que você estava, como eu também fico “puto”. Olha, aceite minha sugestão, tome um copo d’água, respire fundo, faça uma oração para todos nós encontrarmos uns com os outros pois isto anda no esquecimento. Eu até acho que este esquecimento do outro é que nos faz ainda mais esquecidos, numa espécie de retaliação.
      Agora uma outra sugestão minha é que você releia seus escritos por que você tinha pressa, e escreveu compressa, uma palavra aglutinada da preposição com + o sufixo pressa( que é um advérbio?). Se eu não tivesse consideração nenhuma com você, também por não conhecê-la pessoalmente, daria boas gargalhadas com o seu texto pois eu sou enfermeiro e COMPRESSA NO NOSSO MEIO SE REFERE A UM PEDAÇO DE PANO, VULGARMENTE CHAMADA DE TOALHINHA QUE SERVE, DENTRE OUTRAS COISAS, PARA ENXUGAR FERIDAS, SECAR O CAMPO CIRÚRGICO, QUANDO O CIRURGIÃO SOLICITA.
      Abraços, pois a internet, quer queiramos ou não, não deixará de existir. Então “simbora” fazer desta ferramenta, bons momentos na vida….
      Gilberto Batista

  3. Malu
    Posted 23 de setembro de 2014 at 16:21 | Permalink

    Hoje fui a biblioteca e gostei de lá! Tem muitos livros! Eu preciso de fazer um trabalho de literatura e achei um ótimo livro. Lá tem de tudo!

  4. Luiz de Bessa
    Posted 24 de setembro de 2014 at 18:12 | Permalink

    Prezada Varlene, boa noite!

    Na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, utilizamos o Sistema Pergamum, desenvolvido na PUC do Paraná, e usado em mais de 8.000 bibliotecas em todo o país. É uma ferramenta muito eficiente, que nos permite agilizar e expandir os serviços aos nossos leitores.

    Como qualquer sistema informacional, o Pergamum está sujeito a quedas ou falhas ocasionais. Infelizmente, uma dessas raras falhas aconteceu bem na hora em que você nos visitava. Quando isso acontece, o funcionário tenta reiniciar o sistema. Caso não seja possível após uma tentativa, manda nosso procedimento que ele imediatamente realize qualquer serviço de forma manual, garantindo o atendimento ao usuário, sempre nossa primeira preocupação.
    Compreendemos que você estava com pressa e não pôde aguardar, mas se o tivesse feito sem dúvida teria saído da Biblioteca com as obras desejadas em mão, em instantes.

    Pedimos desculpas pelo transtorno, e esperamos que você tenha a oportunidade de voltar à Biblioteca para, enfim, pegar o livro emprestado. Aguardamos você!

    Estamos sempre abertos para ouvir e responder nossos leitores. Muito obrigado pelo seu comentário! No futuro, por gentileza encaminhe sugestões, reclamações ou elogios para o assessoria.sub@cultura.mg.gov.br, ou diretamente ao setor em questão.

    Atenciosamente,
    Equipe da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

    • Varlene Braga
      Posted 13 de outubro de 2014 at 12:00 | Permalink

      Bom dia!

      Obrigada pelo retorno, fiquei muito feliz! Já peguei o livro que precisava e não vou deixar de frequentar a biblioteca por um problema passageiro. Quis registrar o ocorrido pois não podemos viver dependendo do sistema. Quero colocar que não foi apresentado a minha pessoa que se o sistema não voltasse eles poderiam fazer manual. Simplesmente disseram:” O sistema esta fora do ar e você tem que esperar ele voltar”. Acho que eles não tem conhecimento dos procedimentos na falta do sistema.

      atenciosamente

      Varlene Braga

  5. Frederico Caiafa
    Posted 14 de outubro de 2014 at 8:25 | Permalink

    Olá prezados(as) da Biblioteca Pública.
    Esto com problemas para renovar os livros que tenho emprestado, o “pergamum” dá o seguinte erro: Erro ao conectar no banco de dados(sybase)!
    Não estou em BH, como proceder?
    Preciso ficar mais tempo com estes livros para a minha pesquisa e não tenho retorno pelo site.
    Agradeceria se pudessem retornar-me em relação a isso.
    Att,

  6. João Pedro Pazini
    Posted 15 de outubro de 2014 at 10:53 | Permalink

    Olá!
    Estou tentando renovar os livros que peguei e não consigo através do site,dá a seguinte erro;Erro ao conectar no banco de dados(sybase)!Como posso resolver pois estou impossibilitado de comparecer a biblioteca.
    Fico no aguardo.
    Cordialmente.

  7. rodrigo maciel
    Posted 15 de outubro de 2014 at 17:35 | Permalink

    Também tenho que renovar o empréstimo hoje mas o sistema não e funcionando.

  8. Carla
    Posted 16 de outubro de 2014 at 11:37 | Permalink

    O que está acontecendo que não estou conseguindo consultar pelo site da Pergamun? Mudou? Qual o novo?

  9. lumenia oliveira
    Posted 22 de outubro de 2014 at 22:24 | Permalink

    Eu também precisando renovar livros via inernet, já que não estou em BHe este tal de Pergamun só dá error….e aí eu quem vou ter que pagar juros até quando ??Não gostei da mudança, da outra forma era bem mais simples e rápida.Não entendi a muança de sistema.Aguardo retorno pois mês passado tive o mesmo problema e não obtive retorno nenhum..
    Aguardando….

  10. jenifer
    Posted 15 de novembro de 2014 at 9:32 | Permalink

    Não tenho comprovante de endereço em meu nome para a carteirinha de emprestimo. Gostaria de saber se boleto de concurso e valido?

  11. Renata Vieira
    Posted 16 de novembro de 2014 at 10:00 | Permalink

    Por que não consigo consultar o acervo? Só dá erro e isto já faz bastante tempo. Já tentei de outros computadores e dá a mesma mensagem.

  12. Jesia Pereira
    Posted 13 de janeiro de 2015 at 9:39 | Permalink

    Olá, sou usuária da biblioteca, e não estou conseguindo fazer renovação ou pesquisa de acervo no sistema da biblioteca, sempre aparece essa mensagem: “Erro ao conectar no banco de dados(sybase)!” e a página nem chega a ser carregada. Como faço?

    Obriada,
    Jésia

  13. PAULO PEREIRA
    Posted 14 de janeiro de 2015 at 16:14 | Permalink

    Existe intenção de download de livros ?

  14. Júlia
    Posted 16 de janeiro de 2015 at 11:10 | Permalink

    Gostaria de saber se o comprovante de residencia precisa ser de BH, por que apesar de passar frente a biblioteca diariamente para ir ao trabalho moro em uma cidade da região metropolitana.

  15. Ivan
    Posted 29 de janeiro de 2015 at 17:59 | Permalink

    Boa tarde.

    Estou precisando consultar o acervo da biblioteca online porém não acho a página em que eu poderia fazê-lo, e o link postado nessa página aqui apresenta erro ao ser acessado. Como poderia fazer para consultar os livros sem ter que ir pessoalmente ao local?
    Obrigado.

  16. Luciano Mariano
    Posted 7 de fevereiro de 2015 at 14:16 | Permalink

    O link atualizado para consulta ao acervo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa é: http://200.198.28.214/pergamum/biblioteca/index.php

  17. Glaucia
    Posted 30 de abril de 2015 at 18:59 | Permalink

    O sistema de consultas de acervo está fora do ar? Estou clicando no link e sempre dá erro.

  18. eugenio
    Posted 29 de julho de 2015 at 10:28 | Permalink

    gostei muito quando fui atendido no empréstimo de livros infanto juvenis!! Quem me ajudou foi a Olívia…com muita atenção, paciência, simpatia e educação!!! Quem dera todos os funcionários que atendem ao público fossem assim…e ainda, de uma beleza delicada, diferente!!! Parabéns!!!

  19. Posted 18 de agosto de 2015 at 14:57 | Permalink

    Ontem dia 17-08 o sistema estava em manutenção por 3 horas segundo o site da biblioteca, lá estava informando que para não haver nenhum transtorno, seria prorrogado até o dia 18-08 que é hoje.
    Hoje estou de atestado médico sem conseguir sair de casa, então resolvi renovar meus livros mas não consegui pois o sistema alegou que já era para eu ter devolvido eles.
    Gostaria de uma resolução para esse pequeno problema.
    Desde já agradeço.
    meu contato: 31 8736-9019

  20. Silvana Ap. de Matos
    Posted 27 de outubro de 2015 at 11:03 | Permalink

    Estou tentando renovar o empre´stimo de tres livros, pois não posso ir pessoalmente fazê-lo. Não consegui… podem me ajudar? Obrigda, Silvana.

  21. Jaine Avana Cruz Nas
    Posted 7 de dezembro de 2015 at 16:44 | Permalink

    Ao Setor de Empréstimo:

    Gostaria de saber, se as obras de filosofia, psicologia, direito, educação, gramática da língua portuguesa, matemática, física, quimica, biologia, história, geografia assim como as de literatura, também podem ser emprestadas por 14 dias ?

    Aguardo resposta.

  22. Nilss
    Posted 27 de janeiro de 2016 at 6:48 | Permalink

    Bom dia estou tentando acessar o acervo da biblioteca e a página não carrega. Obrigada

  23. Luiz de Bessa
    Posted 27 de janeiro de 2016 at 15:36 | Permalink

    Prezados,

    há muitos comentários neste post dirigidos à Biblioteca, porém observem que este é um blog do Conselho Regional de Biblioteconomia, sem relação com a Biblioteca Pública Estadual.
    Pedimos que direcionem suas dúvidas, sugestões, reclamações e elogios para o telefone 3269 1231 ou para o e-mail emprestimo.sub@cultura.mg.gov.br.
    A equipe da Biblioteca Pública não tem condições de monitorar solicitações feitas fora destes canais.

    Muito obrigado!

  24. Isis Soares
    Posted 24 de março de 2016 at 12:39 | Permalink

    Olá, Eu atrasei meu livro dois dias,ele venceu dia 22/03 ,só que não posso devolver hoje, pois a biblioteca está fechada,assim me informaram que só poderei devolver segunda-feira. Eu terei que pagar multar por esses dias?

  25. Raquel Rodrigues
    Posted 14 de junho de 2016 at 8:41 | Permalink

    Olá, sou estudante do Instituto Federal Sudeste MG de Barbacena, sou bolsista em um projeto de extensão que visa o resgate de arquivos que estavam sem os devidos cuidados, temos aqui livros antigos que necessitam de cuidados especiais, porém não sabemos o que podemos colar para ter um controle desses livros, precisamos de uma orientação de qual adesivo podemos utilizar para identificar os livros sem danificá-los. Desde já agradeço!
    Atenciosamente:
    Raquel

  26. pauloantonio scarpel
    Posted 24 de julho de 2017 at 14:04 | Permalink

    desejo doar livros usados

  27. pauloantonio scarpel
    Posted 24 de julho de 2017 at 14:04 | Permalink
  28. pauloantonio scarpel
    Posted 24 de julho de 2017 at 14:05 | Permalink

    doaçãode livros usados.interessa?

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*