Ensino da UFMG é o melhor do país, aponta ranking da Folha

Ranking Universitário Folha foi divulgado nesta segunda-feira; na classificação geral, a UFMG é a quarta colocada, atrás da UFRJ, da USP e da Unicamp

UFMG tem o melhor ensino do país (Foto: Reprodução)

UFMG tem o melhor ensino do país (Foto: Reprodução)

Pelo terceiro ano consecutivo, o ensino da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi classificado como o melhor do país entre as 195 universidades, públicas e privadas, avaliadas na edição 2016 do Ranking Universitário Folha (RUF). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Na classificação geral, a UFMG é a quarta colocada, atrás da UFRJ, da USP e da Unicamp. No quesito pesquisa científica, a universidade ficou em 7º lugar.

A UFMG oferece 39 do total de 40 cursos de graduação avaliados pelo RUF. Mais de 80% deles estão classificados nas cinco primeiras colocações.

O ranking também avalia outras dimensões, como Mercado de Trabalho, quesito em que a UFMG aparece em segundo lugar, com 17,9 pontos em uma escala de 18. No item Inovação, a universidade ficou em 3° lugar, com 3,94 pontos em 4. Em Internacionalização, a posição alcançada foi o 9º lugar, com 3,56 em escala de 4 pontos.

Na dimensão Qualidade do ensino, o RUF considera os quesitos nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), proporção de mestres e doutores no corpo docente, proporção com dedicação exclusiva ou parcial e entrevista com docentes qualificados como avaliadores do Ministério da Educação. “Esses avaliadores visitam nossos cursos periodicamente e atestam que a proposta do ensino de graduação na UFMG é muito bem estruturada, seja em cursos antigos, consolidados, seja em formações novas”, comentou Jaime Ramírez.

Fonte: O Tempo, com informações da Agência de Notícias da UFMG

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*