Estudantes mineiros ganham biblioteca móvel

Público alvo do projeto são crianças com até 10 anos de idade

A cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais, conta desde o final do mês de novembro com mais uma biblioteca móvel. O ônibus adaptado para leitura e atividades recreativas é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), entidade que trabalha na recuperação e reintegração social de detentos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto.

De acordo com a secretária de Educação, Cleidis Modesto, o ônibus, usado no transporte dos alunos, foi reformado para o projeto. Nele os usuários encontram cerca de 800 títulos infanto-juvenis. A estrutura ainda conta com tenda, mesas e cadeiras, almofadas e espaço para jogos eletrônicos.

Ônibus é adaptado para leitura e atividades recreativas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pouso Alegre)

Ônibus é adaptado para leitura e atividades recreativas (Foto: Prefeitura de Pouso Alegre)

A expectativa é atender cerca de 10 mil estudantes de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal. A proposta é que, além de oferecer uma oportunidade extra de leitura, o veículo seja um espaço de suporte para os professores.

Na cidade são promovidas outras atividades de incentivo à leitura, como a “Gelateca”, uma geladeira reformada para armazenar livros, que são disponibilizados gratuitamente. A criação da biblioteca móvel, em 2015, foi idealizada pelo Movimento Laranja, que reúne voluntários em torno de projetos sociais e culturais em Pouso Alegre.

Movimento em favor da leitura cresce

A próxima edição da revista CRB-6 Informa aborda projetos de estímulo à leitura de bibliotecas públicas mineiras e capixabas. A publicação já está sendo enviada para todos os bibliotecários inscritos no Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). Atualize seu cadastro na plataforma de serviços online do CRB-6 e garanta a sua.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*