Falando sobre o PL 2606/2015

Por Givanilda Maria
Bibliotecária CRB-8/9619

Desde a semana passada, vimos notícias sobre a PL 2606/2015, mas de fato, todo mundo sabe o que isso quer dizer.

No dia 20 de outubro, foi comemorado o dia do Arquivista, e no dia 21 de Outubro, ganhou de presente a PL (Projeto de Lei) 2606/2015, proposta pelo deputado federal Jorge Silva, do PROS/ES. O deputado federal reivindica a inclusão de um novo texto na Lei nº 6.546, de 4 de Julho de 1978 – lei esta que regulamenta a profissão de Arquivista e Técnico em Arquivo. O que o PL (Projeto de Lei) 2606/2015 busca é permitir que profissionais não graduados exerçam a profissão.

Diz a ementa:

“Altera a Lei nº 6.546, de 4 de Julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências, para permitir o exercício da atividade aos profissionais graduados em áreas afins com especialização em arquivologia.”

Apesar da profissão de bibliotecário ser muito antiga, e que a lei que regulamenta a profissão diz que só pode exercer quem é bacharel em biblioteconomia e está devidamente em dia com as suas obrigações no conselho, ainda existe muita biblioteca sem bibliotecário, essa é uma realidade não muito longe de se encontrar, ainda mais nas bibliotecas escolares. Com tudo isso, pode ser que um dia essa alteração chegue à profissão de bibliotecário.

Fonte: Vértice Books

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*