FEBAB forma Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais

CBBP reúne bibliotecários com experiência na área

No final do mês dos bibliotecários, comemorado em março, foi lançada a primeira Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBBP). Diante da relevância que envolve as unidades de informação presentes no cárcere, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) agrupou bibliotecários com experiência profissional em instituições penais brasileiras para formar a CBBP.

(Foto: Divulgação)

A formação inicial da Comissão conta com a bibliotecária Catia Lindemann, presidente da CBBP, Flávia Petterson, Carlos Wellington Martins, Cristiane Garcia e Daniella Pizarro. Oriunda da necessidade de tratar a temática com conhecimento e qualificação devidas, a CBBP possui a missão de “dar ao Brasil uma representatividade oficial no que tange as bibliotecas prisionais, por meio da disponibilização de fontes de informação concernentes a temática das bibliotecas de estabelecimentos penitenciários, alinhando as diretrizes já existentes no âmbito da biblioteconomia com a legislação vigente no país”, conforme apontado pelo documento norteador, publicado pela FEBAB.

Webinar

Em fevereiro, a bibliotecária Catia Lindemann, especialista em leitura para populações com vulnerabilidade social, participou de uma conferência online promovida pela FEBAB, em fevereiro, quando falou sobre as bibliotecas prisionais e a necessidade de criação da Comissão Brasileira para tratar a demanda. Confira!

Bibliotecas prisionais em MG

No 10º Boletim Eletrônico do ano, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) noticiou os programas de capacitação para detentos que querem participar do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade em penitenciárias de Ribeirão de Neves e Belo Horizonte. Confira!

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*