Fonte de conhecimento

Biblioteca da Assemp proporciona aos associados acesso a cultura e informação

Fundada em 1958, a Associação dos Servidores Municipais de Belo Horizonte (ASSEMP) é uma entidade de classe, beneficência, previdência e assistência social sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços a seus filiados, aos quais oferece um leque de benefícios que visam, sobretudo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Um deles é a Biblioteca Orlando Vignoli, criada em agosto de 1998 para proporcionar acesso ao conhecimento, à informação e a cultura.

A bibliotecária Fabiane Neves e a estagiária Pâmela Silva (Foto: Mariana Bezerra/ASSEMP)

A bibliotecária Fabiane Neves e a estagiária Pâmela Silva (Foto: Mariana Bezerra/ASSEMP)

Nomeado em homenagem a um dos ex-presidentes da instituição, o local conta com um acervo de aproximadamente 8.600 títulos nas áreas de literatura nacional e estrangeira, religião, autoajuda, bem como dicionários, enciclopédias, legislação municipal e uma coleção de livros sobre Minas Gerais que contam a história de Belo Horizonte, gerido pelo SIDA, sistema próprio da ASSEMP. Além da consulta às obras, a biblioteca franqueia a utilização de Wi-fi, computadores, jogos de tabuleiro e material de colorir e permite o empréstimo domiciliar de livros, filmes e periódicos.

Segundo a bibliotecária Fabiane Neves (CRB-6/3200), são realizados, em média, 600 empréstimos por mês e ações para divulgação do espaço e estímulo à leitura, como a publicação de sinopses de livros do acervo nas redes sociais da ASSEMP, a exposição de livros no refeitório utilizado pelos funcionários e a banca de troca de livros na sala dos associados. Eventos também são realizados em datas comemorativas com o intuito de atrair novos leitores.

Biblioteca visa proporcionar acesso ao conhecimento, informação e cultura (Foto: Fabiane Neves/ASSEMP)

Biblioteca visa proporcionar acesso ao conhecimento, informação e cultura (Foto: Fabiane Neves/ASSEMP)

Uma destas ações é a celebração do Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro. Na semana da data comemorativa são promovidas atividades para os usuários da biblioteca, como premiação dos leitores mais assíduos, contação de histórias e a campanha “Não julgue o livro pela capa”, na qual os leitores escolhem os livros sem ver as capas, que ficam tampadas e trazem apenas palavras chave a respeito do conteúdo.

Fabiane explica que o objetivo das ações é frisar a importância da leitura e do livro e, por consequência, da biblioteca. “O público mais frequente são os servidores associados aposentados e é notável o gosto deles por ocupar o tempo ocioso com a leitura, exercitando o cérebro, aprimorando a memória e estimulando a imaginação. É prazeroso o trabalho que desenvolvemos, pois a equipe percebe pessoalmente a satisfação dos usuários com o serviço prestado. Essa é a nossa principal motivação,” acrescenta.

A equipe promove ações para divulgação do espaço e estímulo à leitura (Foto: Fabiane Neves/ASSEMP)

A equipe promove ações para divulgação do espaço e estímulo à leitura (Foto: Fabiane Neves/ASSEMP)

Serviço
Biblioteca Orlando Vignoli
Bibliotecária: Fabiane Neves Fonseca Andrade (CRB-6/3200)
Rua da Bahia, 1033, 4º andar – Centro | Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: segunda e quinta, de 9h as 19h, terça, quarta e sexta-feira, de 9h as 17h30
Telefone: (31) 3237-5000
Site: https://www.facebook.com/AssempBH

Bibliotecas modelo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para conhecer a lista completa, clique aqui.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*