Futuros educadores indígenas visitam a Biblioteca Central da UFMG

UFMGAlunos do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas visitaram a Biblioteca Central nesta quinta-feira. A coordenadora da Unidade, Cleide Vieira de Faria, foi quem orientou os alunos. A turma, que tem habilitação em matemática, está explorando o Campus como parte da aula de Geometria e, além da Biblioteca, o CEU (Centro Esportivo Universitário), a Reitoria e a Faculdade de Educação também fazem parte do roteiro.

Vanessa Sena Tomás, coordenadora da habilitação em Matemática, explica que a partir da aula de Geometria, os estudantes estão explorando diferentes representações e dimensões de espaço, por isso estão visitando vários prédios. A Biblioteca não poderia estar fora do roteiro, por ser um espaço central na vida acadêmica.

Os índios pertencem a diferentes etnias, como os Pataxós e Maxacalis, e vieram de vários estados. O curso funciona em um sistema de alternância, ou seja, eles passam algumas semanas na FaE, em atividades acadêmicas, e outro período nas aldeias, quando quem se desloca são os professores do Curso de Formação.

A professora Vanessa também conta que essa é uma oportunidade para os alunos, que estão começando o curso agora, conhecerem e se apropriarem do Campus:”Nosso curso tem um eixo muito forte de discussão e reflexão sobre território, que é um conceito importantíssimo para os povos indígenas”.

>> Fotos da visita no Facebook

Fonte: UFMG

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*