Idosos produzem e lançam livro ‘Gaveta de Memórias’ em Ituiutaba (MG)

Uma turma de mais de 60 idosos participaram na produção de um livro em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.

Foram necessários seis meses de produção do livro “Gaveta de Memórias”, que traz contos vividos por cada um dos integrantes do projeto, alguns que não sabem escrever e outros que têm deficiência visual, em momentos de alegria, brincadeiras, segredos e medos, contados com irreverência.

O professor Arthur Silva, responsável pela produção, disse que a ideia surgiu nas aulas de literatura que fazem parte de um projeto da secretaria de Desenvolvimento Social. Ainda de acordo com ele, a fidelidade da história foi mantida. “Ouvi as histórias de cada um, pacientemente, e coloquei no papel, respeitando sempre o linguajar da pessoa, deixando os contos bem fieis ao que eles contaram”, explicou.

Causos

A atividade de criar textos fez a aposentada Jucimar Alves recordar os tempos de infância. Ela disse que escrever é uma forma de manter os bons pensamentos. “É uma emoção que não consigo descrever. Eu até me arrepio quando eu falo. Fico alegre escrevendo, assim eu não fico pensativa e depressiva”, contou.

Euripedes Sebastião também relembrou a infância. Sorrindo, o aposentado conta que já deu trabalho para o pai dele. “Eu levava comida para os peões da roça. Durante o trajeto eu comia a mistura da comida deles. Chegava lá só o arroz e o feijão e eu ficava de barriguinha cheia. Meu pai ficava sabendo e me pregava o couro. Ele me batia por causa disso, mas eu não obedecia e no outro dia tornava a fazer”, recordou.

Fonte: G1

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*