Incentivo à leitura em comunidade muda rotina de crianças

Uma biblioteca está mudando a vida de crianças e adolescentes da Vila Nova Chocolatão. Com um acervo de pouco mais de mil exemplares, educadoras sociais levam o livro ao encontro de futuros leitores. No pequeno espaço, Fernanda Ribas lê, enquanto pequenos olhos atentos viajam na imaginação que a história desperta. Fernanda é uma mediadora de leitura.

“A tarefa do mediador é fazer uma leitura transformadora, em que o livro, a leitura simples do livro, pode transformar a criança que está me ouvindo. O papel do mediador também é fazer o elo entre o livro e o leitor, mostrando um mundo diferente, de várias possibilidades”, disse Fernanda.

A biblioteca existe há um ano, desde que a vila se mudou do Centro para a zona leste da Capital. O projeto, coordenado pela ONG Cirandar, já tem dado resultados, diz a assessora pedagógica, Susana Huerga.

“A mediação tem por objetivo a formação de um leitor, de um leitor autônomo, em que ele viva uma experiência pela mediação, em que a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, de conhecimento, que ela possa possibilitar uma transformação na nossa visão de mundo” afirmou a pedagoga.

Ana Carolina da Rocha, de 13 anos, já vem passando por esta transformação. Estimulada pela curiosidade, a estudante começou a frequentar a biblioteca e logo foi seduzida pela leitura. Com a ajuda dos mediadores, começou a retirar livros para ler em casa. Agora, viajar na imaginação através da leitura já começa a fazer parte da rotina da família.

“Eu levo livros para ler para a minha irmã, de noite, antes de dormir. Descubro palavras novas, e quando não sei o significado, eu vou procurar no dicionário”, conta ela, em um misto de timidez e entusiasmo.

Fonte: G1 Rio Grande do Sul

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*