Incubadora de autores

Casa reúne escritores em fase de maturação para experimentações na área de literatura

Terra do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Mário Palmério e do escritor Campos de Carvalho, Uberaba quer ser um grande celeiro da nova literatura brasileira. Para isso, a cidade ganhou uma “incubadora de autores”. A Casa Paulo de Souza Lima, um prédio histórico construído em 1918, abriga, desde o começo desse ano, o Cupim Literário, um coletivo cujo objetivo é reunir autores “em fase de maturação” para proporcionar vivências no campo da produção de textos e inserção no mercado editorial, além da troca de conhecimentos.

O endereço não foi escolhido à toa. Em 2014, na derradeira edição da Festa Literária de Uberaba (Flu), a casa serviu de palco para diversos debates e programações paralelas. O evento tinha o patrocínio da Editora Melhoramentos e no encerramento da Flu, a editora decidiu cultivar o apoio à cena literária da cidade e passou a manter o espaço.

Casa Paulo de Souza Lima, em Uberaba, abriga o coletivo Cupim Literário (Foto: Divulgação)

Casa Paulo de Souza Lima, em Uberaba, abriga o coletivo Cupim Literário (Foto: Divulgação)

Atualmente, a casa é o endereço de sete escritores, liderados por Tiago Andrade. Segundo Tiago, a casa é um espaço de convergência e convivência de pessoas com interesse em comum pela literatura. O intuito é que ela possa ser um espaço de inspiração. Além do líder, convivem na casa Fernanda Coelho, Zé Alfredo Ciabotti, Nicollas Raniere, José Otávio Lemos, Bruno Nogueira e Marcus Oliveira. “São autores que estão produzindo algum trabalho relacionado à literatura. No grupo, tem um desenvolvendo uma tese, outro que está preparando um livro infanto-juvenil, e por aí vai”, pontuou Tiago.

O casarão de 500 m² construído num terreno de 2 mil m² foi cedido pelo proprietário e está aberto a outros escritores, independentemente da região do país. “Se um autor quer escrever um livro, tem espaço na casa”, afirma o líder. As demais despesas da casa, como água, luz e internet, são custeadas pela Melhoramentos, que patrocina a ida de convidados para palestras e eventos realizados no espaço.

Entre o fim do mês passado e o início de outubro, aconteceu na casa o primeiro encontro de um ciclo de experimentos realizado pela Melhoramentos. A gerente editorial e a coordenadora de marketing da editora promoveram o bate-papo “Caminhos do livro: como apresentar seu original às editoras”. Encontros como estes devem se repetir até o fim deste ano.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*