Iniciativas culturais são o forte da Biblioteca Municipal de Formiga

A bibliotecária Heloisa Silva Sousa Pinheiro (CRB-6/1418) compartilha conosco alguns projetos desenvolvidos pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes. Confira:

A LEITURA TEM PODER: de encantar, fazer sonhar, compartilhar saberes, ampliar conhecimentos, despertar a alegria, proporcionar prazer

É uma exposição que incentiva o hábito de ler e valoriza a leitura.

É uma forma de alertar o leitor que, por meio da leitura, podemos fazer mudanças em nossa vida pessoal, profissional e social, buscar novos horizontes, conquistar um universo desconhecido usando obras do acervo da biblioteca e os meios de acesso à comunicação que o espaço disponibiliza em uma gama de assuntos diversificados.

LITERATURA FANTÁSTICA

Pensando em valorizar a presença dos adolescentes e o nosso acervo é que foi planejada essa exposição.

A fantasia, o mágico e a ficção, gêneros que invadem as páginas dos livros, e histórias de bruxas, fantasmas, monstros e vampiros agradam aos adolescentes, que, aguçados por tais temas, leem cada vez mais. E leem por gostar das séries, dos personagens, do enredo. Dessa maneira, a biblioteca atua como instrumento de estímulo e formação de um adolescente leitor. Leitores assíduos vêm fazendo da Seção de Empréstimo de nossa biblioteca um espaço de disputa, do tipo: “Já li essa série; e a saga crepúsculo, já leu?; e o volume 3 da série Olimpiano, está disponível?” É uma verdadeira revolução literária que acontece na Seção de Empréstimo.

Jovens fantasiam-se de personagens da literatura fantástica. (Foto: Divulgação)

Jovens fantasiam-se de personagens da literatura fantástica. (Foto: Divulgação)

O MUNDO ENCANTADO DE MONTEIRO LOBATO

Exposição para ressaltar o grande escritor brasileiro Monteiro Lobato, disponibilizando obras do acervo infantil, infanto-juvenil e adulto, que dá destaque aos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em comemoração ao Dia do Livro Infantil. Complementando essa homenagem, houve a caracterização e interpretação da personagem Emília por funcionárias da biblioteca, que interagiram com as crianças, dando um toque especial às artimanhas da boneca.

LITERATURA INFANTIL: “Lê pra mim?!”

Com o intuito de despertar nas crianças a prática da leitura, a biblioteca desenvolveu a Hora do Conto e a Visita Orientada, trabalhando o lema “Lê pra mim?!”. Esta iniciativa incentiva crianças e adolescentes a divulgarem em sala de aula e no convívio familiar e social a importância do hábito da leitura, como autênticos agentes da disseminação da leitura.

Datas em destaque na Biblioteca

19 de abril: “Índio: Sou Tua Raça, Sou Teu Povo!”

21 de abril: “Fundação de Brasília: Desafio de um grande líder”

21 de abril: “Tiradentes: Grande Mártir da Inconfidência”

22 de abril: “Descobrimento do Brasil: Terra Amada”

QUAIS SÃO OS OUTROS PROJETOS QUE ESTÃO NO CALENDÁRIO DA BIBLIOTECA? COMO E QUANDO ELES SERÃO REALIZADOS?

Em 2015, estamos desenvolvendo os seguintes projetos:

No meio do caminho tem um livro: projeto voltado para o público jovem e adulto, é realizado há cerca de três anos, por meio de resenhas literárias elaboradas pela bibliotecária Maria Aparecida Pedroso Vieira, que retratam obras disponíveis em nosso acervo relacionadas a datas comemorativas, autores formiguenses e novas aquisições. Os textos das resenhas são publicados semanalmente no jornal local “Nova Imprensa” e, quinzenalmente, na “Revista A par”, que também é um periódico de nossa cidade.

Bibliotecando: trata-se de um projeto novo, que divulga acervo, atividades, visitas, doações, ações culturais e eventos de nossa biblioteca. A matéria é elaborada pela bibliotecária Heloisa Silva de Sousa Pinheiro, em parceria com as bibliotecárias Kauara Katrine Faria Silva, da Biblioteca P.M. Donateli Gandra Fonseca, e Andrêsa Dorneles, da Biblioteca P.M. Osório Garcia, sendo publicada semanalmente, em forma de revezamento, no Diário “O Pergaminho”, jornal da cidade de Formiga.

Super leitores: é o maior projeto de incentivo à leitura de nossas bibliotecas públicas, que acontece todos os anos, desde 1995, sempre em março, homenageando o sócio que mais leu no ano anterior.

Público presente da última edição do Super Leitores. (Foto: Divulgação)

Público presente da última edição do Super Leitores. (Foto: Divulgação)

Critérios para ser um Super Leitor:

  • Ser sócio;
  • Ter lido no mínimo 50 livros;

Categorias do Super Leitor:

  • Leitor Revelação
  • Pequeno Leitor
  • Super Leitor Infanto-juvenil
  • Super Leitor Jovem
  • Super Leitor Adulto
  • Destaque Especial (Público da melhor idade, escolhido pela assiduidade)
  • Super Leitor da Seção de Periódico (leitor assíduo de jornais e revistas)

Classificação Super Leitor Fantástico

Classificam-se os cinco leitores que leram a maior quantidade de obras em cada biblioteca.

O evento acontece em grande estilo, com a presença do Prefeito, do Secretário Municipal de Educação, educadores, familiares dos homenageados e convidados, em uma noite festiva promovida no auditório, que conta com apresentações artísticas, culturais e musicais.

O homenageado é agraciado com medalha de honra ao mérito, certificado e brindes.

Equipe de bibliotecários e educadores envolvidos nos projetos culturais. (Foto: Divulgação)

Equipe de bibliotecários e educadores envolvidos nos projetos culturais. (Foto: Divulgação)

Projeto de Extensão Cultural e Incentivo à Leitura

Esse projeto iniciou-se em janeiro de 2015 e será desenvolvido durante o ano. A cada mês divulgaremos exposições temáticas que retratam as datas comemorativas relacionadas às nossas atividades e ações culturais.

Já aconteceram: Janeiro Recreativo; Fevereiro Escolar; Março Cultural; Abril Literário  – Maio Interativo está em vigência.

Árvore de Livro

O projeto, que já se encontra em sua sexta edição, consiste em um momento  voltado para o mundo mágico da leitura, no qual são desenvolvidas oficinas literárias que exploram obras da literatura infantil, como contos, fábulas, poesias e lendas. As crianças têm a oportunidade de ler, brincar, cantar, pintar e ouvir histórias. Existe um paralelo entre o Dia da Árvore (21 de Setembro) e a Árvore de Livro, que, acontece todo ano no mês de setembro, realizado na Praça São Vicente Férrer, próximo à Biblioteca Dr. Sócrates Bezerra de Menezes.

Esse evento permite a socialização de toda a equipe da biblioteca e a comunidade e a participação das escolas municipais, estaduais, particulares e creches. Conta com a colaboração do Clube Literário Formiguense “Marconi Montoli” (CLMM), da Academia Formiguense de Letras (AFL), da Escola Municipal de Arte (Emart), da Escola Municipal de Música “Eunésimo Lima” (Emmel), da Administração Municipal – por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes -, do Grupo “Asas da Liberdade” – do Curso de Biblioteconomia do Unifor – e, oportunamente, há a presença de uma editora.

NOTA 2.2

Crianças participam do projeto Árvore de Livro (Foto: Divulgação)

As atividades são desenvolvidas em:

  • Stand para as oficinas literárias das bibliotecas públicas municipais.
  • Stand “Cantinho da Leitura!”, que reúne livros, gibis e periódicos.
  • Stand para oficina literária das bibliotecas escolares municipais – e outro para a editora participante.
  • Ombrelones para cada artista do “Pintando ao Vivo”.
  • Palco de apresentações artísticas, musicais, culturais e Hora do Conto.
  • Distribuição de livros, brindes e marcadores para os participantes das oficinas e visitantes
  • No encerramento, é feito um agradecimento a toda equipe e demais colaboradores.

Hora do conto

De acordo com a demanda, a Biblioteca atende a solicitações para realizar a Hora do Conto em Centros Culturais e Educacionais.

QUE IMPORTÂNCIA VOCÊ VÊ NA REALIZAÇÃO DESSES PROJETOS?

Esses projetos despertam o interesse do público, aguçam a vontade de ler e conhecer melhor o acervo. É uma forma de tornar a biblioteca viva, ativa no cotidiano do leitor e da cidade. É fundamental disponibilizar as obras, colocando-as mais visíveis e acessíveis.

 

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*