Lazer e informação

Biblioteca da Unilavras estimula também a leitura em outras regiões do município

Fundada em 1968, a Biblioteca Central Professor Waldir Azevedo faz parte da Fundação Educacional de Lavras (Unilavras) e está localizada no município de mesmo nome, na região de Campos das Vertentes, em Minas Gerais. Promover a aquisição, organização, preservação e disseminação de informações são os objetivos do espaço, viabilizando a interação com os usuários e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com o volume médio de visitas de 950 pessoas por mês, a biblioteca da Unilavras conta com uma equipe de oito pessoas.

A bibliotecária Mila Lamounier promove ações culturais para toda população (Foto: Arquivo Pessoal)

A bibliotecária Mila Lamounier promove ações culturais para toda população (Foto: Arquivo Pessoal)

O acervo é composto por 45.132 exemplares de livros de diversas áreas de conhecimento, 3.952 monografias (monografias, dissertações e teses), 1.143 títulos de revistas nacionais e estrangeiras, além de jornais, anais e resumos de congressos, folhetos, normas técnicas, catálogos, apostilas e CD-ROM. Possui salas para estudo individual e em grupo, além de computadores destinados a consulta dos exemplares e o desenvolvimento de trabalhos. Através do software “Gestão Bibliotecária”, da TOTVS, o acervo é completamente informatizado e oferecido de modo aberto para as comunidades acadêmica e externa.

Biblioteca possui mais de 45 mil obras de diversas áreas do conhecimento (Foto: Mila Lamounier)

Biblioteca possui mais de 45 mil obras de diversas áreas do conhecimento (Foto: Mila Lamounier)

Dentre as atividades da biblioteca, há um projeto de extensão que teve início em 2007 – a Biblioteca Popular Unilavras. “Trata-se de uma iniciativa itinerante que disponibiliza estantes com livros de literatura, gibis e outros materiais a alguns bairros de Lavras”, conta a bibliotecária Mila Lamounier (CRB-6/3021). O projeto está alocado em sete bairros do município, em centros comerciais, em empresas e em uma instituição de longa permanência, e acontece semanalmente, no período da manhã. O material pode ser utilizado no próprio estabelecimento, mas há também a possibilidade de empréstimo.

Instituição realiza ações de fomento ao lazer e a informação (Foto: Mila Lamounier)

Instituição realiza ações de fomento ao lazer e a informação (Foto: Mila Lamounier)

Todo o material da ação itinerante é recebido por meio de campanhas promovidas pela equipe da biblioteca da Unilavras, sem ônus para à Fundação, que também faz a manutenção por meio de visitas eventuais. “Este tipo de projeto traz visibilidade para à Fundação e promove lazer, informação e conhecimento para às pessoas de regiões mais distantes da Unilavras”, afirma Mila.

Serviço:
Biblioteca da Fundação Educacional de Lavras (Unilavras)
Bibliotecária: Mila Lamounier Palhares (CRB-6/3021)
Endereço: Rua Padré Jose Poggel, 506, Bairro Centenário – Lavras/MG
Telefone: (35) 3694-8104
Site: http://www.unilavras.edu.br/site/setores/biblioteca/

Bibliotecas modelo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado o trabalho realizado por diversas bibliotecas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Confira aqui as bibliotecas que já foram destaque nas redes do Conselho.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*