Leitura “desde cedo” levou à nota máxima no Enem, diz estudante

Taiane Cechin, de 17 anos, está entre os 250 estudantes que alcançaram nota máxima na redação do Enem. Ela é moradora de Veranópolis, cidade da serra gaúcha situada a 126 km de Porto Alegre (RS), que possui pouco mais de 25 mil habitantes.

Filha de um operário e de uma professora de português – de quem foi aluna na sétima série, graças ao exemplo da mãe e das experiências acumuladas nos anos iniciais da escola, Taiane se apaixonou pela leitura. “Adquiri esse prazer por frequentar a biblioteca da escola, não só em busca do conteúdo das aulas, mas de conhecimentos gerais”, diz.

NOTA 4

Os volumes da série Harry Potter, Senhor dos Anéis e Crônicas de Gelo e Fogo estão entre os títulos preferidos pela estudante, que pretende cursar Medicina. Por isso, além dos livros que lhe dão prazer, Taiane não se descuida das leituras obrigatórias nos vestibulares.

A mãe professora ficou orgulhosa da conquista da filha. “Estava demorando para sair o resultado, ela estava nervosa. Quando ela viu a nota mil, choramos e nos abraçamos. Fiquei muito feliz”, conta Neli Cechin, 48.

Garoto nota 1000

Cezar Vitor Vieira Pinheiro, de 14 anos, ainda não cursa o ensino médio. Mesmo assim, tirou nota mil na redação do Enem.

Filho de uma família de classe média baixa -o pai é comerciante, e a mãe, professora- Cezar faz o 9º ano do ensino fundamental em São Sebastião do Maranhão, cidade com cerca de 10 mil habitantes nas proximidades do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

NOTA 4.1

Cezar tem apenas 50% de sua audição e precisa prestar atenção extra para entender o conteúdo passado por professores. “Sempre fui estudioso e com frequência estou com um livro na mão ou lendo uma reportagem. Vou além do que a escola me dá”, diz.

Fonte: Folha de São Paulo

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*