MEC manterá acesso a revistas científicas

Desde o começo do ano, rumores sobre o risco de descontinuidade ou de restrição de recursos do Portal de Periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vinham crescendo na comunidade acadêmica e foram reforçados com os recentes contingenciamentos orçamentários do Governo Federal, além dos atrasos nos pagamentos de bolsas e repasses de recursos.

Questionado sobre o assunto, o Ministério da Educação (MEC) informou que manterá o acesso livre aos artigos científicos e demais conteúdos de publicações acadêmicas para as instituições de ensino superior e pesquisa credenciadas à Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Números

Criado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos oferece acesso a mais de 37 mil títulos com texto completo, 11 bases exclusivas para patentes e 126 bases referenciais, além de resumos de teses e dissertações defendidas no país. Em 2014, foram 65 milhões de consultas e a média diária chegou a 285 mil acessos. Os investimentos previstos no início do ano passado eram de R$ 163 milhões.

Novas edições de periódicos científicos

Perspectivas em Ciência da InformaçãoACBÁgora e DataGramaZero são revistas científicas cujas edições mais recentes já estão disponíveis para leitura. As publicações são focadas na divulgação de trabalhos que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos em Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas afins. Elas buscam promover trocas comunicativas sobre relatos de estudos e pesquisas, reflexões e proposições dos profissionais da informação no Brasil e no mundo. Vale a pena conferir!

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*