Microsoft vai entrar pesado no mercado de eBooks

A Microsoft tem desenvolvido produtos e serviços à altura de seus concorrentes no mercado tecnológico em geral, mas está agindo ao melhor estilo mineiro no mundo dos eBooks: comendo pelas beiradas. Enquanto a Apple e a Amazon lutam por fatia de mercado e brigam na Justiça para garantir o melhor modelo de negócios, a companhia de Bill Gates fez uma oferta de US$ 1 bilhão pela Nook Media, deficitária unidade da Barnes & Noble.

No ano passado, a Microsoft e a Pearson já haviam investido cerca de US$ 500 milhões na Nook Media [WSJ]. Mas ainda não saiu nada de concreto dessa aliança. Em outro front, a companhia está investindo fortemente no desenvolvimento do padrão HTML5, fundamental para o suporte de novos negócios digitais. Essa segunda parte foi confirmada por David Langridge, publisher e diretor de parcerias para conteúdo da Microsoft.

“Nós estamos, há algum tempo, abraçando um padrão industrial que é o HTML5. Este é um cidadão de primeira classe no nosso sistema operacional Windows 8 e no navegador Internet Explorer, dentre outras tecnologias da Microsoft”, afirmou.

Langridge irá ministrar uma palestra sobre como publicar para a área de educação em uma nova era, 4º Congresso Internacional do Livro Digital.

Todos os fatos indicam que a jogada da companhia no mercado editorial será no âmbito dos livros didáticos, onde a Apple não conseguiu tanto êxito com o iBooks Author. A Pearson, que também tem parte na Nook Media, é uma das gigantes globais em soluções educacionais, e atua no mercado brasileiro. O eReader Nook fecharia o ciclo, caso a unidade seja de fato vendida. “Nós vemos a Nook Media como um componente essencial na distribuição de livros eletrônicos hoje”, explica Langridge.

Ele critica a linearidade dos formatos atuais de eBooks, a ausência de interoperabilidade – o que acaba representando um acréscimo no custo do livro digital -, e defende um formato multimídia com mais possibilidades interativas. Langridge irá falar mais sobre esses e outros assuntos no durante o 4º Congresso Internacional do Livro Digital, que acontece entre os dias 13 e 14 de junho no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo (SP). O evento ainda tem vagas disponíveis.

Fonte: Blog Congresso do Livro Digital

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*