MINHA BICCATECA – Espaço de Leitura da UFMG: a transformação de um ambiente por meio da inovação, criatividade e boas ideias.

Cleide Vieira de Faria

Bibliotecária CRB6/2314

Biblioteca Central | Universidade Federal de Minas Gerais

Antes da renovação de nossa biblioteca, o local que hoje abriga o Espaço de Leitura era usado para pesquisas em obras de referência como o Chemical Abstracts. Houve uma época em que a consulta local, para os professores, alunos de graduação e pós-graduação, era essencial para pesquisas bibliográficas. Com o advento da tecnologia, entretanto, o Chemical Abstracts foi todo disponibilizado na internet e as obras impressas passaram a não ser mais consultadas. Com isso, o local – que antes era super movimentado e acessado -, passou a ser um grande depósito, sem usuários e, portanto, sem utilidade.

Após a renovação, o que antes era um grande depósito sem vida transformou-se num espaço diferenciado dentro da Biblioteca Central e na UFMG. O mobiliário foi pensado e se harmonizou com os objetivos do Espaço de Leitura, que é incentivar o hábito e disseminar e promover a cultura em seus diversos formatos. O espaço tornou-se atrativo, moderno, agradável e interativo.

NOTA A

Antigo Layout do Espaço de Leitura da Biblioteca Central da UFMG. (Foto: Divulgação)

A reação das pessoas (profissionais e usuários) não poderia ter sido melhor, pois o Espaço causa uma excelente impressão à primeira vista. É nítido como os visitantes ficam maravilhados e entusiasmados quando chegam ao ambiente e se deparam com a composição dos móveis. Os profissionais da Biblioteca, inclusive os outros servidores da UFMG, consideram o Espaço de Leitura um ambiente bastante atrativo e importante para eles e para a comunidade interna e externa à UFMG.

Após o ambiente ser reformado e a partir das várias atrações culturais oferecidas dentro do Espaço de Leitura, as melhorias foram muitas. O nome Biblioteca Central passou a ser mais divulgado e, com isso, tornou-se mais conhecido no campus. Atualmente, a Biblioteca Central, por ter um ambiente diferenciado e atrativo para oferecer aos usuários, é mais visitada e, consequentemente, mais valorizada e reconhecida. Se antes era só uma biblioteca universitária, hoje oferece, além dos serviços de biblioteca tradicional, ambiente voltado para lazer, cultura e informação. Quase todos os visitantes externos que vêm à UFMG querem visitar a Biblioteca Central e a consideram um ponto turístico dentro do campus.

Outro ponto de melhoria que percebemos foi o aumento do quantitativo de usuários internos (servidores, professores e alunos) que passaram a frequentar a biblioteca só por causa do ambiente agradável e acolhedor do Espaço de Leitura.

Hoje, o Espaço é procurado por servidores, professores e pesquisadores da UFMG para lançamento de obras, exposições, movimentos culturais, palestras e outros.

Novo Layout do Espaço de Leitura da Biblioteca Central da UFMG. (Foto: Divulgação)

Novo Layout do Espaço de Leitura da Biblioteca Central da UFMG (Foto: Divulgação)

Por tudo isso, eu recomendo a Biccateca com toda a segurança. Afinal, acredito que uma biblioteca deve ter móveis bonitos, mas com qualidade e funcionalidade.

Assim como ocorre com as pessoas, só a beleza não é tudo em biblioteca. Fazer uma gestão positiva e proativa, oferecer e priorizar o bom atendimento, ter boas ideias e criatividade e inovar podem ser fundamentais para o sucesso.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*