Ministra da Cultura da Colômbia aponta a literatura como mecanismo de solução de conflitos sociais

Mariana Garcés Colômbia

O investimento em leitura, cultura e música é um elemento fundamental para mudar situações de conflito na sociedade. A afirmação é da Ministra da Cultura da Colômbia, Mariana Garcés, durante o 15º Salão Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Livro para a criança e o jovem, realizada no Rio de Janeiro.

A Ministra acredita que estes espaços são neutros e possibilitam a liberdade de expressão, fazendo com que, por meio do diálogo, os embates sociais possam ser solucionados de maneira ordeira e respeitosa. Garcés participou do Salão, que teve a Colômbia como país homenageado. Na ocasião, estiveram presentes no evento vários escritores e ilustradores colombianos, entre eles, José Rosero, Claudia Rueda, Yolanda Reyes e Irene Vasco.

Mariana Garcés apresentou o sistema de bibliotecas públicas da Colômbia como um caso de sucesso, citando o exemplo da cidade de Cali. Na ocasião, gangues se enfrentavam violentamente, até que uma instituição de ensino e uma biblioteca foram construídas, na fronteira entre dois bairros da região. O fato obrigou os alunos, que antes viviam em conflito, a usufruir da mesma sala de aula e de espaços esportivos e literários.

A Ministra destacou também o Plano Nacional de Leitura e Bibliotecas do Governo da Colômbia que viabilizou a construção bibliotecas em todos os municípios do país. Para financiar o programa, se usa a décima parte de um imposto de 4% de consumo de celulares, explicou. “Isso faz com que os próximos ministros que ocuparem o cargo tenham a obrigação de destinar estes recursos para o projeto, mesmo que mudem seus focos de ação”, concluiu.
This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*