O papel da Biblioteca Universitária no letramento informacional

Data de publicação: 12/03/2013

Por Sônia Maria Rezende Paolinelli

A Biblioteca Universitária (BU) representa papel fundamental no contexto acadêmico de uma instituição de ensino superior, favorecendo o acesso à informação e a produção de conhecimento científico e, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa.

Diante do cenário atual, onde a tecnologia domina todos os campos do saber e a informação cresce exponencialmente, torna-se necessário que a BU, além de possibilitar o armazenamento e ou o acesso à informação, deve manter sintonia com a concepção educacional da universidade e desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam o letramento informacional, ou seja, que ela proporcione aos usuários programas educacionais ligados à informação, garantindo a eles, competências para localizar, selecionar, acessar, organizar e usar a informação.

Algumas vezes, apesar de estarem cada vez mais conectados e dependentes das tecnologias de informação e comunicação, os alunos não conseguem diferenciar informação científica, não conhecem bases de dados específicas de sua área, e não sabem utilizar os recursos de uma biblioteca. Eles têm demonstrado dificuldades crescentes em buscar e usar a informação para elaborar e implementar projetos e produzir textos acadêmicos de qualidade. Alcançam algum êxito no último período do curso, quando se torna necessária a produção de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Neste sentido, a BU deve exercer sua função instrucional e promover o letramento informacional, capacitando os alunos a buscar e usar a informação de maneira eficiente e eficaz, tendo em vista que a cada dia fica praticamente impossível o acesso e apreensão de todo o conhecimento produzido pela humanidade.

Como mediador do letramento informacional, encontra-se o Bibliotecário que, contrariando a opinião de alguns críticos, é o profissional com atuação cada vez mais importante no contexto da sociedade da informação. Por meio de conhecimentos e habilidades específicos de uso de ferramentas de busca, ele pode contribuir para o processo de capacitação dos usuários da informação.

É atuando como agente educacional que o Bibliotecário, inserido no contexto educacional da universidade, deve interagir com o usuário, planejar ações educativas e contribuir para a formação de alunos pesquisadores letrados informacionalmente, autônomos e independentes.

Com exceção das Instituições de Ensino Superior, existem muitos profissionais atuando em bibliotecas sem a devida formação em Biblioteconomia. É um curso cuja demanda está crescendo a cada dia, principalmente devido à lei federal nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que obriga a instalação de bibliotecas em todas as escolas do país. Isso significa que, além de construir o espaço físico será necessário formar profissionais de Biblioteconomia.

Pensando nesta demanda, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmaram um acordo de parceria para a implantação do curso de Bacharelado em Biblioteconomia a Distância. Segundo notícia publicada no site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (http://snbp.bn.br/blog/2013/03/02/bacharelado-em-biblioteconomia-a-distancia/), o curso será desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e está previsto para ser ofertado a partir do segundo semestre de 2014. Informações mais detalhadas ainda serão divulgadas pela Capes e CFB. Acredita-se que esta é uma oportunidade para o crescimento e fortalecimento da classe bibliotecária no país.

Fonte: JM Online

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