Ouro Preto será primeira cidade da América Latina a sediar casa para escritores refugiados

O Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar uma casa para escritores refugiados. A Casa Brasileira de Refúgio (Cabra) será inaugurada em 2015, em Ouro Preto, com a missão de receber e abrigar escritores refugiados de todo mundo, vítimas do cerceamento da liberdade de expressão em seus países de origem.

Essa é uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e a International Cities of Refuge Network (Icorn). Hoje já são 40 casas, quase todas na Europa. A construção da CABRA de Ouro Preto tem inspiração nos moldes em que funciona a Casa Refúgio Citlaltépetl, na Cidade do México. ‘‘O próprio escritor está convidado a se integrar na comunidade que o acolhe, e as pessoas da cidade acabam se beneficiando dessa convivência. É uma verdadeira troca cultural”, explica Sylvie Debs, representante do Icorn no Brasil e fundadora da Cabra.

Fonte: Ufop

NOTA 2

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*