Pesquisa Europeia Aborda Tendências de Vendas de Audiolivros

          (Crédito: Divulgação)

A pesquisa The Digital Consumer Book Barometer 2019, promovida pela empresa de consultoria editorial austríaca Rüdiger Wischenbart Content & Consulting, foi divulgada na última semana sobre as tendências de vendas dos livros digitais na Alemanha, Canadá, Espanha, Holanda e Itália.

O relatório monitora e analisa o impacto dos parâmetros (sazonalidade, preço e gênero literário), usando como base os números de vendas dos principais agregadores digitais em operação nesses países.

A pesquisa aponta que as vendas estão distribuídas de forma mais uniforme ao longo das estações do ano, com uma leve queda em janeiro e fevereiro, meses que marcam o auge do inverno no Hemisfério Norte na maioria dos mercados.

A comparação entre diferentes países releva, não apenas similaridades, mas padrões específicos também. Em geral, as curvas que fazem a relação entre unidades vendidas (volume) e receita gerada (valor) são notavelmente sincronizadas. Entretanto, na Alemanha, os picos de férias indicam a disposição dos consumidores em gastarem com e-books mais caros, situação que não se repete nos outros mercados analisados.

O desempenho do mercado alemão de audiolivros se destaca pela arrecadação anual de 180 milhões de euros, respondendo por até 50% de toda a receita digital das editoras participantes. A estimativa é 18 milhões de leitores-ouvintes adultos na Alemanha.

O mapeamento permite que autores, editores e varejistas aperfeiçoem suas estratégias para composição dos catálogos e ajustem suas abordagens de marketing para captação de novos consumidores.

A pesquisa pode ser baixada gratuitamente clicando aqui.

Fonte: PublishNews

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink.