Pesquisador do curso de Biblioteconomia tem artigo publicado da Scielo parceria com docente de Minas Gerais

Publicação de Marcos Aurélio Gomes foi escrita em parceria com docente de Minas Gerais

Pesquisador e professor Marcos Aurélio Gomes

Pesquisador e professor Marcos Aurélio Gomes

O pesquisador e professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Marcos Aurélio Gomes, comemora a publicação de artigo elaborado em parceria com a docente Lígia Moreira Dumont, de Minas Gerais. Foi na Scientific Electronic Library Online (Scielo), que abrange coleção selecionada de diversos periódicos científicos brasileiros.

No artigo Possíveis relações entre o uso de fontes de informação e a competência em informação, os pesquisadores discutem as possíveis relações que se estabelecem entre fontes, indústria e competências relacionadas à informação. Eles destacam o papel da indústria da informação na contemporaneidade, os desafios apontados pela tecnologia da informação como vetor dos fluxos informacionais, as questões relacionadas à competência e às fontes de informação como elo de desenvolvimento socioeconômico.

Para os autores, a tríade informação, conhecimento e tecnologia transformou os modos de produção e os padrões de consumo, aumentando a competitividade entre países, organizações e indivíduos e tornando fundamental o domínio de ações relacionadas à localização, ao acesso e ao uso de fontes de informação. “Isso ajuda a preencher lacunas do conhecimento e na geração de novos saberes. As bibliotecas são importantes para a promoção das competências em informação, pois permitem aos indivíduos uma interação dinâmica com o fluxo da informação”, disse Marcos.

Além dessa discussão, os autores defendem que temas como política, cultura e regime informacional devam fazer parte de uma agenda constante de pesquisa de fontes e competência em informação, mobilizando discussões na área da Biblioteconomia, da Ciência da Informação e, consequentemente, com a sociedade. Confira o artigo clicando aqui.

Fonte: UFAL | Deriky Pereira

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*