Pontos de Cultura atendem mais de 20 mil pessoas em 2012

Pontos de Cultura atendem mais de 20 mil pessoas em 2012

Data de publicação: 26/12/2012

Por 24 Horas News

Os Pontos de Cultura de Mato Grosso tem números suficientes para mostrar que cumpriram seu papel junto à sociedade, promovendo ações culturais, sociais e educativas. Só em 2012 , 22 mil pessoas foram atendidas diretamente pelas ações dos Pontos de Cultura e cerca de 180 profissionais remunerados para o desenvolvimento das atividades, nos 36 Pontos espalhados em 25 municípios de Mato Grosso. Outra ação que mereceu destaque, foi uma parceria com a Biblioteca Nacional, onde foram repassadas duas toneladas de livros para a implementação de Bibliotecas comunitárias nos Pontos de Culturas. Para o próximo ano, pelo menos 25 cidades estarão equipadas com obras literárias distintas e disponíveis á população.

A secretária de Estado de Cultura em exercício, Vannêssa Jacarandá, lembra que a Rede de Pontos é a mola propulsora para estar em contato e para compartilhar conceitos, estimular a troca de experiências e tecer objetivos comuns com o intuito de ampliar o alcance do programa. “Cada um dos 36 Pontos de Cultura de Mato Grosso conduziu suas ações para a excelência dos trabalhos, mesmo com as dificuldades financeiras, e isso é muito válido, pois demonstra que muitos conseguirão dar continuidade as ações ao final do convênio”, explica ela.

O Programa do Governo Federal prevê parcerias com estados e Instituições sem fins lucrativos, para que durante três anos, as mesmas possam se estruturar e desenvolver ações culturais para e com a sociedade, pleiteando também recursos de outros parceiros. Ainda em 2012, os Pontos receberam a vistoria do Ministério da Cultura, que através de uma equipe técnica visitou algumas instituições a fim de avaliar a realização das ações. Foram 10 unidades visitadas, e segundo os técnicos do Minc foram satisfatórias e representaram bem o desempenho das instituições do estado.

Anualmente são feitos repasses no valor de R$800 mil reais por parte da Secretaria de Estado de Cultura e cerca de R$1,6 mil do Governo Federal, para as instituições conveniadas.

Fonte: http://www.24horasnews.com.br/m420933/pontos_de_cultura_atendem_mais_de_20_mil_pessoas_em_2012.html

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*