Por que as bibliotecas comunitárias em Caxias do Sul não cativam leitores?

Prefeitura admite que projeto precisa ser remodelado

Biblioteca do bairro Pôr do Sol é um dos poucos espaços com frequência regular de associados (Foto: Juan Barbosa)

Biblioteca do bairro Pôr do Sol é um dos poucos espaços com frequência regular de associados (Foto: Juan Barbosa)

O projeto Bibliotecas Comunitárias deveria estimular novos leitores nos bairros de Caxias do Sul, mas vem sendo ignorado pela população. Como a procura é insignificante, a prefeitura cancelou a abertura de novas unidades neste ano.

Os responsáveis pelo programa justificam que o formato não deu certo e precisa de renovação. São pelo menos 18 bibliotecas com aproximadamente 15 mil livros disponíveis para empréstimos gratuitos. Poucas unidades ainda conseguem cativar a vizinhança.

O público, porém, não prestigia a maioria dos espaços por vários motivos. Um deles é a falta de divulgação e de estímulo para formação de leitores nas comunidades. Além da apatia, as bibliotecas atendem em horários restritos.

O Programa Permanente de Estímulo a Leitura (PPEL) também não tem estrutura para acompanhar e organizar o serviço nos bairros. A situação piora diante da falta interesse de alguns líderes comunitários na promoção do projeto.

Levantamento do Pioneiro mostra que três unidades estão fechadas nos loteamentos Conquista, São Gabriel e Santos Dumont devido a problemas estruturais em centros comunitários ou por falta de voluntários.

– Todas bibliotecas possuem acervo de qualidade, mas temos espaços funcionando bem, alguns nem tanto e outros abaixo de zero. Estamos repensando o formato – diz a coordenadora do PPEL, Luiza Motta.

Fonte: Pioneiro | Adriano Duarte

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*