Posto de Combustíveis no Paraná tem Biblioteca com Livros para Empréstimo ou Doação

(Crédito: Divulgação)

Os motoristas que abastecem no Auto Posto Vicente Machado, em Curitiba (PR), encontram uma estante com mais de 50 livros disponíveis para empréstimo gratuito ou doação. Quase 800 livros passaram pela estante da loja de conveniências, desde que o projeto foi implementado, há seis meses.

As obras diversas são decorrentes de doações de dezenas de pessoas. A proposta dessa ‘Biblioteca’ dentro da loja de conveniências é promover a leitura dos títulos que ficam esquecidos dentro de caixas e porões.

A iniciativa é do proprietário do posto, Luiz Antonio Teixeira, 52 anos. “Eu tinha uns livros lá em casa e percebi que, depois de ler uma ou duas vezes, só ficariam parados na estante. Observei que outras pessoas poderiam aproveitar também aquele conteúdo e decidi colocar no posto”, conta.

Em média, a estante conta com um acervo de 50 a 80 exemplares. Os clientes e funcionários do estabelecimento têm plena liberdade para devolver – ou não – os livros escolhidos. “Não temos controle e não obrigamos a pessoa a devolver. A única coisa que pedimos é que os interessados também doem para evitar ficar sem opções na estante. O giro é automático e o número varia conforme o dia. No fim de semana, por exemplo, tem muito jovem que frequenta o posto e aproveita para levar um livro”, afirma.

Em cada exemplar, há um carimbo de uma frase informando que o livro é fornecido gratuitamente e com o pedido que, caso o cliente consiga devolvê-lo, os futuros leitores agradecem.

O proprietário explica que os motoristas de aplicativo são os que mais fazem uso dos livros, ao lado das pessoas que trabalham próximo ao posto. “A proposta é os clientes aproveitarem a leitura. Estamos estimulando o hábito de ler”, destaca.

Quando a iniciativa começou, em abril, Luiz pegava livros do seu próprio acervo pessoal. Com o passar do tempo, começou a pedir doações de vizinhos, aproveitando o grupo de WhatsApp do condomínio, onde mora.

Ele conta que não enfrentam mais esse problema e acredita que os clientes entenderam o objetivo da ação.

Fonte: razoesparacreditar.com

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*