Presidência do CRB-6 se reúne com membros da SEE MG

Em reunião, Conselho discute atuação do governo no cumprimento das leis em defesa dos Bibliotecários

(Crédito: divulgação)

A presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (MG/ES), Marília Paiva, se reuniu com membros da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), conversando sobre o cumprimento da Lei do Bibliotecário e das Bibliotecas escolares, dia 9 de janeiro, em Belo Horizonte.

A presidência do Conselho abordou a situação de processos judiciais e a questão da função de PEUB (professor para ensino do uso da Biblioteca) nas escolas estaduais, reforçando o prejuízo para o bem público,  alunos e professores de não se ter a Biblioteca escolar como uma prioridade na rede estadual. A pauta do encontro ainda apresentou os diversos diagnósticos já feitos pelo CRB-6 e pela academia e ainda sem resolução por parte da SEE.

Sobre o processo de designação para a função de PEUB em 2020, o Conselho reforçou que, embora definida judicialmente a prioridade para profissionais com dupla formação (professor e Bibliotecário), o processo inadequado pode prejudicar a designação de profissionais nas escolas. A reunião encerrou com a presidenta destacando que o interesse não é continuar multando o estado, mas corrigir a situação da rede estadual de ensino de Minas Gerais, em benefício dos estudantes e dos professores, em 1º lugar, e da sociedade, secundariamente, pois proporciona a melhoria do ensino e a qualidade da infraestrutura das escolas públicas no ensino fundamental no Brasil. “Até que o estado de Minas Gerais demonstre vontade política de corrigir a situação com atitudes concretas, o Conselho utilizará os recursos institucionais de fiscalizar, atuar e multar as escolas”, afirmou.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*