Primeira Rede de Bibliotecas Públicas a Usar o Software Biblivre é Inaugurada no Ceará

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) inaugurou na última semana a primeira rede de Bibliotecas Públicas do Brasil a disponibilizar o acervo no software Biblivre. A novidade apresenta mais de 300 mil registros de obras em um sistema de armazenamento e memória pertencentes ao Estado do Ceará.

O lançamento aconteceu durante o “IX Encontro de Bibliotecas Públicas do Ceará”, no Centro de Eventos do Ceará, durante a “XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará”, com a palestra do idealizador do Biblivre, Ubaldo Miranda.

 O software Biblivre

 O Biblivre é um software livre de gerenciamento de bibliotecas e de acervos gratuito para catalogação de recursos informacionais variados e sua disponibilização em um catálogo: controla autoridades e vocabulário, gerencia a circulação do acervo envolvendo os processos de consulta, empréstimo, renovação e a devolução dos materiais e a organização do processamento técnico, envolvendo desde o recebimento do material e descrição física até a impressão das etiquetas para armazenamento nas estantes.

O programa está adequado aos padrões internacionais da Biblioteconomia e ainda permite a interoperabilidade entre sistemas de gerenciamento de acervo com o protocolo Z39.50, sendo possível a mudança e migração de registros dos itens.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*