Projeto do Sesc que incentiva leitura seleciona colaboradores

O Projeto Mediadores de Leitura, que estimula o resgate da tradição oral e a contação de histórias, recebe inscrições para curso e seleção de estágio até o dia 3 de março. Podem participar pessoas interessadas em literatura e estudantes universitários cursando a partir do 4º período dos cursos de Letras, Pedagogia, Comunicação Social ou Artes. A formação será nos dias 11 a 14 de março no Centro de Atividades do Sesc em Palmas.

O projeto auxilia na formação de multiplicadores capazes de desenvolver e estimular o gosto pela leitura; a reflexão em grupo; as habilidades de interpretação de textos e o desenvolvimento da expressão oral e escrita. Dentre os participantes inscritos no curso serão selecionados estagiários para o Sesc, com a missão de atuar como mediadores de leitura no desenvolvimento das Rodas de Leitura junto a escolas, ao BiblioSesc, a ONGs e a demais instituições parceiras.

De acordo com a promotora de literatura, Geovana Lima, a mediação não consiste só em encarnar um personagem ou fazer várias vozes diferentes para interpretá-los, “mas em contar histórias com a própria entonação vocal, levando em conta a gramática portuguesa”, completa. “A importância da mediação é trazer a cultura literária para o alcance de todos, sejam crianças, jovens ou adultos”, explica a colaboradora.

Inscrições

Para ser um colaborador do projeto, o interessado deve solicitar, preencher e enviar a ficha de inscrição por meio do email literatura@sescto.com.br, até o dia 3 de março. A lista dos selecionados para o curso será divulgada no site do www.sescto.com.br no dia 7 de março.

Os estagiários selecionados para o estágio no Projeto Mediadores de Leitura irão destinar 25 horas semanais para planejamento e execução das rodas de leitura. O valor da bolsa é de R$ 617,00 (seiscentos e dezessete reais), mais auxílio transporte.

Serão trabalhadas duas linhas de atuação: Contação de Histórias e Declamação de Poesia, com o intuito de despertar o gosto pela leitura, escrita e reflexão, além de desenvolver a expressão oral e escrita.
A formação será nos dias 11 a 14 de março, de 9h às 12h e das 15h às 18h no Centro de Atividades do Sesc Palmas.

Serviço

Curso Mediadores de Leitura
Data de inscrição: até 3 de março
Data da formação: 11 a 14 de março
Horário: 9h às 12h e das 15h às 18h
Local: Centro de Atividades do Sesc Palmas

Fonte: Surgiu

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*