Projeto incentiva e democratiza a leitura no Espírito Santo

Biblioteca Pública em Domingos Martins (ES) disponibiliza livros em Geladeiras Bibliotecas

Quem passa pela rodoviária de Campinho, em Domingos Martins (ES), se depara com algo inusitado. Trata-se da Geladeira Biblioteca, projeto da Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, que disponibiliza aos usuários livros e periódicos para consulta e retirada sem prazo de devolução e necessidade de registro. O acervo reúne poesia, biografias e romances.

É só pegar e ler: transeuntes podem consultar e levar livros disponíveis na Geladeira Biblioteca sem qualquer burocracia (Foto: Lorena Lóss Muller)

A ideia é que os usuários também deixem, no local, títulos para compartilhamento. “Nossa proposta é que esta biblioteca seja uma construção coletiva, formada pela participação de todos”, explica a bibliotecária Ana Maria da Silva (CRB-6/ES 680). De todo modo, semanalmente, a equipe da Biblioteca Municipal repõe e monitora o acervo.

A Geladeira Biblioteca é uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes com o empresário Venázio Rocha e a empresa de transportes Cordial. Diante do sucesso do projeto na rodoviária, o órgão estuda estendê-lo a outros pontos do município. Outras geladeiras já foram doadas à Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão e aguardam parceria para customização.

Trabalho de destaque

A última edição da Revista CRB-6 Informa trouxe uma matéria sobre projetos sociais voltados para a leitura, intitulada “Cada vez mais pública”. No texto, a Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão foi destaque. Não deixe de conferir!

Divulgue seu projeto

Semanalmente, o CRB-6 produz e divulga matérias jornalísticas para valorizar atividades culturais e sociais realizadas em bibliotecas mineiras e capixabas. Por isso, se você coordena projetos de incentivo à cultura ou uma biblioteca pública, comunitária ou escolar e deseja divulgar as ações desenvolvidas, envie seu relato com algumas fotos para nosso e-mail crb6@crb6.org.br. Sua sugestão pode se tornar pauta do nosso Boletim Eletrônico.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*