Projeto incentiva leitura e doação de livros em Viçosa

Dez ‘Casinhas literárias’ foram instaladas em locais públicos. Projeto é idealizado por mulheres da Sociedade Sinhá Laurinha.

Projeto leva livros para moradores de Viçosa (Foto: Sociedade Sinhá Laurinha/Divulgação)

Projeto leva livros para moradores de Viçosa
(Foto: Sociedade Sinhá Laurinha/Divulgação)

Com o aumento do uso das tecnologias e das redes sociais, disseminar o hábito de ler livros pode ser uma tarefa difícil. Mas se depender de um projeto de integrantes da Sociedade Sinhá Laurinha, em Viçosa, a prática vai continuar a ser incentivada.

O grupo instalou dez “casinhas literárias” pelas ruas da cidade, onde a população pode levar livros para casa e também deixar obras para emprestar aos moradores.

“Tive a ideia quando em um passeio pelo Rio de Janeiro observei uma casinha com livros. Então de volta a Viçosa, fui atrás de patrocínio e confeccionamos as casinhas. A princípio, estamos abastecendo as casinhas com livros doados pela comunidade que abraçou esta causa. A cada dia, livros e mais livros são doados e levados, estamos encantadas”, explicou a idealizadora do projeto, Tereza Braga.

O objetivo do projeto é conscientizar as pessoas que elas podem levar um livro, trocar por outro, trazer de volta o que levou depois de lido e doar os livros que têm em casa e que já foram lidos. Tereza conta que o público infantil também aderiu à ideia.

“Cada casa fica na porta de uma loja, onde os donossão nossos colaboradores, avisam quando está faltando livros, guardam a casa toda noite e explicam o funcionamento do projeto. O que mais me encanta é que os livros infantis são um sucesso e sempre tem criança nas casinhas. Elas abraçaram a ideia”, comentou.

A gerente de uma padaria que participa do projeto contou que a iniciativa gerou curiosidade da população que está aderindo a causa.
“Colocamos a casinha na porta da padaria assim que abrimos o estabelecimento e no final do expediente a guardamos para proteger do vandalismo. O pessoal está aderindo muito à inciativa que começou há quase dois meses. Quem passa pela porta sempre tem curiosidade e muitas vezes acabam deixando ali aquele livro que leu e gostou e levando outros para casa” contou, Luciana Fontes.

Projeto distribui livros em pontos estratégicos de Viçosa (Foto: Sociedade Sinhá Laurinha/Divulgação)

Projeto distribui livros em pontos estratégicos de Viçosa (Foto: Sociedade Sinhá Laurinha/Divulgação)

Conheça os pontos das Casinhas Literárias:

– Calçadão – em frente à Boutique Passarela
– Mercado Minas – Avenida Jacob Lopes de Castro, nº 131
– JJL Papelaria e Armarinho em Geral – Praça Tiradentes, nº 94, no Bairro João Braz
– Açougue do Eduardo – Mercadinho Municipal
– Padaria Mendes – Rua Olívia de Castro, Bairro Clélia Bernardes
– Lojão das Fábricas – Praça Silviano Brandão
– Chapelaria Viçosa – Avenida Santa Rita, nº 546
– Supermercado Parati – Praça Mário Del Giudice – Centro

Fonte: G1

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply