Projeto que valoriza literatura feita por mulheres é premiado em Minas Gerais

A jornalista e pesquisadora Jéssica Balbino foi premiada pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais pelo projeto Margens, que atua na valorização das mulheres na literatura marginal, periférica, saraus e slams no Brasil. A premiação aconteceu por meio do edital Prêmio de Cultura Urbana de Periferia – Canela Fina, que buscou a valorização, divulgação e estímulo à produção dos segmentos da cultura hip-hop nas periferias. Das 72 propostas recebidas, 28 delas foram premiadas.

A jornalista Jéssica Balbino é a idealizadora do projeto 'Margens' (Foto: Divulgação)

A jornalista Jéssica Balbino é a idealizadora do projeto ‘Margens’ (Foto: Divulgação)

O projeto Margens é resultado da pesquisa de mestrado feita pela jornalista mineira entre 2014 e 2016 na Unicamp e valoriza a participação das mulheres na literatura. Para difusão de conteúdo, ela criou o blog Margens, fez o documentário Pelas margens, já exibido em festivais de cinema e literatura, e vários outros eventos.

A iniciativa contou também com um mapeamento de mulheres que escrevem na periferia de todo o país e resultou em um mapa interativo, disponível no blog, onde é possível conferir, identificar e conhecer quem são as autoras da literatura marginal do país. Mais de 400 mulheres responderam ao questionário e participaram da pesquisa. “Quando criei o Margens, sabia que era um projeto inédito. Foi o primeiro blog do país a tratar da literatura marginal/periférica, dos saraus, slams e de toda esta cena que é efervescente e isso somado à produção das mulheres, que é um viés crescente, tenho muito potencial de crescimento e continuidade. É um projeto amplo e que pode ser ainda mais”, destacou Jéssica Balbino.

Fonte: PublishNewus

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*