Projeto ‘Tem Mais Gente Lendo’ quer incentivar a leitura em espaços públicos

Projeto que nasceu de uma hashtag no Instagram reúne mais de 800 fotografias de pessoas lendo em diferentes espaços das grandes cidades (Foto: Divulgação)

Projeto que nasceu de uma hashtag no Instagram reúne mais de 800 fotografias de pessoas lendo em diferentes espaços das grandes cidades (Foto: Divulgação)

Existe uma máxima popular que diz que brasileiro não lê. Essa é uma ideia que tem sido negada diariamente por um projeto nas redes sociais chamado justamente “Tem Mais Gente Lendo”. Criado por dois amigos, o projeto divulga fotos e vídeos de pessoas lendo livros físicos e digitais em espaços públicos dos grandes centros urbanos.

Tudo começou com uma hashtag criada por Sérgio Miguez, um dos criadores. “Sou usuário do Metrô de São Paulo e, de uns tempos para cá, chamou a minha atenção o número surpreendente de passageiros com um livro nas mãos. Comecei a fotografar com o meu celular e, com a hashtag #temmaisgentelendo, passei a publicar as fotos nas redes sociais”, conta.

Amigo de Miguez, Hamilton dos Santos decidiu aderir à hashtag e passou a publicar, no Facebook, suas fotos de pessoas lendo no metrô de SP. A novidade recebeu ótima audiência. “Começamos no metrô, mas já estamos expandindo o projeto: agora, nossas câmeras também vão flagrar pessoas lendo em outros espaços públicos, como parques, ônibus e praias”, comenta.

Segundo Sérgio, o TMGL (como é chamado pelos criadores) estimula o hábito e a prática da leitura não por meio de discursos edificantes ou argumentação moral (do tipo “ler é bom”, “ler é a salvação”), mas por meio do uso intensivo da imagem, da estética e, principalmente, da tecnologia digital.

Além das redes sociais

Projeto ganhará um site com conteúdos ligados à leitura no final de março (Foto: Divulgação)

Projeto ganhará um site com conteúdos ligados à leitura no final de março (Foto: Divulgação)

Já são mais de 800 fotos publicadas e compartilhadas nas redes sociais pelo projeto. Para quem gosta de livros e literatura, os criadores preparam uma novidade. Em março será lançado um site que, além de fotografias, terá conteúdos ligados à leitura, como “Rankings dos Mais Lidos no Metrô de SP”, pesquisas sobre hábito de leitura, ensaios e entrevistas.

“Logo na estreia do site, trazemos uma entrevista exclusiva com o fotógrafo holandês Reinier Gerritsen, autor do projeto The Last Book (O Último Livro), que flagra pessoas lendo no metro de Nova York”, revela Sérgio Miguez.

Para conhecer mais sobre o projeto e acompanhar as novidades, basta acessar www.facebook.com/temmaisgentelendo.

Fonte: Catraca Livre |Amauri Terto

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*