Projetos literários em Minas Gerais e no Espírito Santo

Imagine um acervo literário dentro de uma borracharia. Acredite, esse espaço existe e já conseguiu atingir a marca de 12 mil livros à disposição da comunidade. O local funciona em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O projeto, criado em 2002, foi idealizado pelo estudante Marcos Túlio Damascena, que começou a oferecer livros aos clientes do seu pai na oficina. Hoje, o Instituto Cultural Aníbal Machado, mais conhecido como Borrachalioteca, tem área própria, ao lado da borracharia. Além disso, outras unidades foram inauguradas, entre 2008 e 2010, na região: a sala Son Salvador, no bairro Cabral; a Casa das Artes, com livros infanto-juvenis e literatura de cordel; e o Espaço Libertação pela Leitura, no presídio municipal de Sabará.

Nota 2

A Borrachalioteca está localizada na Praça Paulo de Souza Lima, 22, no bairro Caieira. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Espírito Santo

Cansou daquele livro velho em sua estante? Fique atento! Uma banca para troca de livros e gibis foi montada na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, instalada no prédio da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi, no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo.

A iniciativa é realizada uma vez por mês, sempre em uma quinta-feira. A ideia da ação é incentivar a prática de leitura e permitir que os participantes tenham a possibilidade de trocar um exemplar já lido por outro que deseja ler. Não são aceitos livros didáticos, apostilas, revistas, cópias, encadernações em espiral e exemplares ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, amassados, sujos ou com outros danos. A entrada é gratuita.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*