Projetos literários são destaque em Minas e no Espírito Santo

Eventos literários e culturais são ferramentas importantes para estimular a leitura e democratizar o acesso à cultura em geral. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), com o intuito de dar visibilidade e contribuir para a promoção dessas ações, divulga periodicamente eventos realizados em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Belo Horizonte (MG)

Um coletivo criado em Belo Horizonte está organizando uma biblioteca de publicações independentes no Edifício Maletta, região central da capital mineira. A ideia dos organizadores é divulgar o trabalho de autores que não encontram espaço nas grandes editoras e, por este motivo, não conseguem alcançar o grande público.

Legenda: Venda de livros ocorre de maneira independente no Maletta (Foto: Luiz Carlos Oliveira Ferreira)

Venda de livros ocorre de maneira independente no Maletta (Foto: Luiz Carlos Oliveira Ferreira)

A biblioteca ficará na Galeria 4y25 do edifício. No local, além de disponibilizar os livros físicos, todas as obras serão digitalizadas, para que os leitores possam copiar em pen drive o que quiserem ler. O acesso será inteiramente gratuito.

Aracruz (ES)

Em Aracruz, município do Espírito Santo, habitantes de um povoado indígena são contemplados atualmente por um projeto que pretende levar a leitura para cidades do interior. Idealizada pelo coletivo Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades, a ação tem o objetivo de difundir a prática da leitura por meio da criação de bibliotecas em cidades brasileiras com até cinco mil habitantes.

Legenda: Aldeia de Comboios receberá estante com aproximadamente 300 livros. (Foto: Divulgação/Aldeia Comunicação)

Aldeia de Comboios receberá estante com aproximadamente 300 livros. (Foto: Divulgação/Aldeia Comunicação)

Ituiutaba (MG)

Um presídio em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, promove atualmente uma coleta de obras literárias junto aos habitantes do município para a criação de uma biblioteca na instituição. O objetivo é incentivar a recuperação dos detentos através da leitura.

Cidade já possui outros projetos de incentivo à leitura

Não é a primeira vez que a cidade de Ituiutaba é destaque por ações de incentivo à leitura. Em setembro, os moradores comemoraram o aniversário de um ano de uma biblioteca de rua, que também é mantida por meio de doações. Uma matéria sobre a iniciativa foi publicada no Boletim Semanal do CRB-6.

NOTA 3.3.33333

Envie seu relato

Se você, bibliotecário, desenvolve ou participa de alguma ação como essa em sua cidade, envie seu relato para o CRB-6. Nosso e-mail é crb6@crb6.org.br.

Confira aqui  outras iniciativas divulgadas em nosso boletim, nas cidades de Uberlândia, Ouro Preto, Santa Rita do Sapucaí, Confins e Vitória.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*