Controle de pragas em bibliotecas

Controle de pragas em bibliotecas

Infestações e pragas podem acometer qualquer ambiente, casa, escritório, a natureza ou mesmo a sua biblioteca. Pensando nisso, o que podemos fazer para minimiar tal risco em nosso ambiente de trabalho? O promeiro passo é sempre prevenir. Verificar se os móveis são adequados, se a limpeza é assídua, se o fluxo de ar está correto e, ainda, estar sempre revendo o acervo num geral – os mais antigos são mais propensos e as novas aquisições também deverão ser muito bem analisadas antes da entrada para o acervo para não haver foco de infestações ou início das mesmas.

Caso seja detectada alguma infestação ou praga, o mélhor é sempre pedir auxílio à empresas especializadas em Programa de Manejo Integrado de Pragas, pois elas saberão averiguar o melhor procedimento a ser tomado e lhes dirão quais serão as necessidades a priorizar, as estratégias de prevenção, qual o caminho a tomar (técnicas e técnicos), se o acervo poderá ser desinfectado no local ou removido para desinfecção, entre outros fatores que só grandes especialistas resolvem a tempo de não acarretar uma grande perda ou perda total de um acervo.

Sempre é bom priorizar serviços de desinfestação atóxica. Um exemplo é o por atmosfera de anóxia e controle integrado de pragas, como brocas e cupins, em pequena e grande escala. Atmosfera de anóxia significa colocar o material infestado em um ambiente sem oxigênio. As pragas, assim como qualquer ser vivo, não sobrevivem sem a presença do oxigênio e morrem asfixiadas.

Bateu aquela preocupação com o seu acervo? Então, olho vivo nas obras, muita atenção aos detalhes e a certeza de que você é capaz de cuidar muito bem do seu ambiente de trabalho e, em caso de problemas, procurar um especialista que resolva e não denigra a natureza com materiais tóxicos.

Fonte: Vértice Books | Silvana Rosental

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*