Roraima também vai usar livros para reduzir penas

Roraima também vai usar livros para reduzir penas

LeituraAs aulas na escola estadual Professora Crisotelma Francisca de Brito Gomes, instalada nas dependências da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, começaram na terça-feira (24) com 458 detentos matriculados. A unidade dispõe de 17 professores que atendem a 417 homens do presídio e 41 mulheres da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, nos turnos matutino e vespertino.

Durante a aula inaugural, o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Josué Filho, anunciou que trabalha na implantação de um programa de remissão de pena por meio da leitura, a exemplo do que ocorre em outros estados. A intenção, segundo ele, é que haja a remissão de um dia de pena para cada leitura de obra literária clássica, científica ou filosófica, a partir da produção de resenhas.

“Educar também é uma forma de libertar. Além disso, a leitura significa mais conhecimento adquirido”, observou Josué Filho.

Para a coordenadora de assuntos educacionais do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (DJDHC), Edna Moura, o número de matriculados aumentou, motivo pelo qual o estado tem buscado parcerias para proporcionar não somente a educação básica, mas também a realização de cursos profissionalizantes.

“Roraima está colaborando com o sistema, trazendo a educação para dentro da unidade prisional. Esperamos que todos aproveitem esta oportunidade”, disse.

A gestora da escola, Maria Arlete Vieira, ressaltou a importância dos estudos no processo de ressocialização. “Independentemente do ambiente, o professor vai desenvolver suas atividades com um olhar voltado para o futuro, abrindo as portas do conhecimento para estas pessoas”, comentou.

Fotne: G1

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*