Sejam bem-vindos à 18ª Gestão

Novos conselheiros do CRB-6 já assumiram seus cargos

Novos conselheiros do CRB-6 e convidados da cerimônia (Foto: CRB-6 | Divulgação)

A 18ª Gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) foi empossada na última quinta-feira, 4 de janeiro, em cerimônia realizada na sede do Conselho, em Belo Horizonte. Ao recepcionar os 18 novos conselheiros, a agora ex-presidente Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637) relembrou as conquistas dos últimos três anos e listou os desafios assumidos pelos novos representantes da classe.

Dentre as conquistas mais significativas da 17ª Gestão, Mariza destacou o processo de fiscalização e de divulgação do CRB-6. Segundo ela, a maior visibilidade das ações contribuiu para que aumentassem também as denúncias, que levaram ao recorde de instituições visitadas no período. “Será preciso olhar com carinho para os autos de infração que ainda estão para ser julgados. A próxima gestão deve trabalhar com transparência e em parceria um com o outro, não se esquecendo de conversar com os órgãos públicos e privados.”

Sobre os anos dedicados ao CRB-6, Mariza afirma ter a sensação de dever cumprido. “Tudo o que propusemos, cumprimos. Fizemos tudo com muito carinho. Me dediquei durante três anos à classe bibliotecária e foi um aprendizado maravilhoso. Quem mais ganhou fui eu.”

Kátia Lúcia Pacheco (CRB-6/1709), presidente da 15ª Gestão do CRB-6 e atual diretora Administrativa do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), elencou os pontos críticos para a nova gestão. “Será necessário focar na implantação do pregão eletrônico e reforçar o portal da transparência. O Tribunal de Contas da União vai começar a fiscalizar de perto os conselhos, então precisamos ficar atentos a cada passo”, recomendou. Para ela, as boas práticas de fiscalização e divulgação devem ser mantidas, pois foram os pontos altos da 17ª Gestão.

Mariza Coelho apresenta as ações do CRB-6 para os novos conselheiros (Foto: CRB-6 | Divulgação)

Expectativa dos bibliotecários

Além dos novos conselheiros, alguns participantes do Movimento Bibliotecários Mineiros também estiveram presentes na cerimônia de posse. Apesar de terem pouco tempo de formados, Diogo Gonçalves Zanon (CRB-6/3308) e Lílian Alves França (CRB-6/3378) contam que prestigiaram o evento para entender melhor a atuação do CRB-6 e ver como podem contribuir no futuro.

Para Diego, há uma necessidade de o Conselho continuar a luta pela valorização do bibliotecário e em favor da criação do cargo no Estado de Minas Gerais. “Queremos difundir mais nossa profissão e contribuir com a sociedade. A expectativa é que a nova gestão se esforce para que a nossa profissão seja cada vez mais reconhecida pela sociedade.”

Já Lílian destacou o papel das fiscalizações para valorização da classe. “No grupo falamos muito sobre a importância da fiscalização. Graças à divulgação feita pelo CRB-6, hoje temos mais conhecimento sobre isso. Não é um processo tão simples e, às vezes, falta às pessoas que não estão acompanhando de perto essa consciência. Mas de fato ele existe.” Para ela, esse deve ser um trabalho constante da nova gestão.

Com a palavra, os novos conselheiros

Após a cerimônia de posse, os novos conselheiros fizeram a primeira reunião da gestão para distribuir os cargos. Foram escolhidas as pessoas que vão compor a diretoria e as comissões permanentes do Conselho.

A nova presidente será Marilia de Abreu Martins de Paiva (CRB-6/2262). Ela destacou o orgulho em representar a categoria profissional, ao mesmo tempo em que reconheceu os grandes desafios que a nova gestão vai enfrentar. “O primeiro será manter o bom nome do Conselho, reconhecido por sua excelência no Brasil inteiro. O segundo é superar a última gestão de alguma maneira, pois precisamos deixar nossa contribuição para a classe. A terceira é reunir e fortalecer a própria categoria profissional, com esclarecimentos e informações corretas sobre a atuação do Conselho. E, por último, fortalecer a profissão perante a sociedade.”

A nova presidente, Marilia de Abreu Martins de Paiva (Foto: CRB-6 | Divulgação)

O vice-presidente eleito, Cássio José de Paula (CRB-6/1463), também salientou o legado deixado pela última gestão. “Acho que a maior responsabilidade é dar continuidade ao trabalho que tem sido feito, de muita qualidade”, avaliou. Mas, para ele, o ponto principal será fazer com que o bibliotecário reconheça a real função e atividade do Conselho. “É um desafio muito grande, mas tenho certeza de que faremos uma gestão muito proveitosa.”

Carla Floriana Martins (CRB-6/2117), a nova diretora Administrativa, ressaltou que a expectativa é grande. “Venho acompanhando o trabalho das gestões anteriores e eles deixam um trabalho estruturado, com muitas propostas e iniciativas às quais pretendemos dar continuidade”, destacou. Para ela, o contato constante com os ex-conselheiros será um ponto importante para orientar o trabalho e trazer novidades para os bibliotecários mineiros e capixabas.

Veja como foi composta a 18ª Gestão do CRB-6:

Diretoria
Presidenta: Marilia de Abreu Martins de Paiva (CRB-6/2262)
Vice-presidente: Cássio José de Paula (CRB-6/1463)
Diretora Financeira: Alice Alves da Silva (CRB-6/1701)
Diretora Técnica: Stela Catarina Medeiros de Carvalho (CRB-6/770)
Diretora Administrativa: Carla Floriana Martins (CRB-6/2117)

Comissões
Comissão de Tomada de Contas
– Coordenador: Eduardo Santos Rocha (CRB-6/3297)
– Membros: Bruno Tamiett de Almeida (CRB-6/3082) e Amanda Damasceno de Souza (CRB-6/2427)

Comissão de Fiscalização
– Coordenador: Cássio José de Paula (CRB-6/1463)
– Membros: Pollyanna Iara Miranda Lima (CRB-6/3320) e Glaucia Aparecida Vaz (CRB-6/3226)

Comissão de Licitação
– Coordenador: Felipe Lopes Alves (CRB-6/2897)
– Membros: Maria da Conceição de Carvalho (CRB-6/1737) e Regina Simão Paulino Oyesanya (CRB-6/1154)

Comissão de Divulgação
– Coordenadora: Carla Floriana Martins (CRB-6/2117)
– Membros: Bruno Tamiett de Almeida (CRB-6/3082) e Maria da Conceição de Carvalho (CRB-6/1737)

Comissão de Ética
– Coordenadora: Kely Aparecida Alves (CRB-6/2401)
– Membros: Pollyanna Iara Miranda Lima (CRB-6/3320) e Rosangela Alves Maciel (CRB-6/2447)

Comissão de Legislação e Normas
– Coordenadora: Stela Catarina Medeiros de Carvalho (CRB-6/770)
– Membros: Marilia de Abreu Martins de Paiva (CRB-6/2262) e Kely Aparecida Alves (CRB-6/2401)

Suplentes
– Denise Aparecida Teixeira Ramos (CRB-6/1000)
– Marina Nogueira Ferraz (CRB-6/2194)
– Josiel Machado Santos (CRB-6/2577)
– Sindier Antônia Alves (CRB-6/1542)

Conselheiros suplentes da 18ª Gestão. Da esq. para dir.: Sindier Alves, Josiel Santos, Denise Ramos e Marina Ferraz

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*