Site Mapeia Livros mais Usados nas Melhores Universidades do Mundo

 

O site Open Syllabus Project (OSP) foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Columbia (EUA) para reunir o programa de disciplinas das melhores universidades do mundo.

Cerca de metade das informações coletadas e organizadas na plataforma é dos Estados Unidos e o restante de outros 79 países. O site analisa as ementas das universidades, pesquisa as obras mais requisitadas pelos professores e segmenta por universidade, área de estudo ou país.

Ao clicar no nome de cada uma das 164 mil obras catalogadas, o site exibe informações sobre as disciplinas em que as obras são usadas. O inverso também pode ser feito e a plataforma apresenta os principais livros estudados em cada área do conhecimento.

Embora o site não tenha dados de nenhuma universidade brasileira, o 97º título mais indicado no conjunto de todas as disciplinas é “Pedagogia do Oprimido”, obra do educador brasileiro Paulo Freire. Conforme levantamento do Google Schoolar, ferramenta de pesquisa dedicada à literatura acadêmica, em 2016, o livro era o mais citado em trabalhos da área de humanas do mundo.

Na Biblioteconomia, as três obras mais recomendadas nas universidades são “Foundations of Library and Information Science”, de Richard Rubin; “Management Basics for Information Professionals”, escrito por G. Edward Evans e Patricia Layzell Ward e “Cataloging and Classification: An Introduction” de Lois Mai Chan. As referências ocupam, respectivamente, a 49º, 43º e 27º posições no ranking geral dos livros catalogados.

O portal de notícias Quartz fez um levantamento sobre as obras literárias mais estudadas nas disciplinas de “Inglês”, “Linguagem e Literatura” e “Clássicos” das 30 melhores universidades do mundo.

Confira a lista:

  1. Frankenstein, de Mary Wollstonecraft Shelley
  2. Os Contos de Cantuária, de Geoffrey Chaucer
  3. O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald
  4. Édipo Rei,de Sophocles
  5. Coração das Trevas, de Joseph Conrad
  6. Paraíso Perdido,de John Milton
  7. A Volta do Parafuso, de Henry James
  8. Amada, de Toni Morrison
  9. Incidentes na vida de uma garota escravizada, deHarriet Ann Jacobs
  10. Ao Farol,deVirginia Woolf
  11. Seus Olhos Viam Deus,de Zora Neale Hurston
  12. A Odisséia, de Homero
  13. Dalloway, de Virginia Woolf
  14. Hamlet, de William Shakespeare
  15. Huckleberry Finn, de Mark Twain
  16. Retrato do Artista quando Jovem, de James Joyce
  17. Drácula, de Bram Stoker
  18. Homem Invisível, de Ralph Ellison
  19. Grandes esperanças, de Charles Dickens
  20. Ezra Pound, de T. S. Eliot

 Quer conhecer a plataforma? Clique aqui.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Comments are closed, but you can leave a trackback: URL pra trackback.