Socialização motiva a leitura

Biblioteca da Escola Balão Vermelho mantém projeto que estimula o bom hábito

Fundada em 1980, a Biblioteca Monteiro Lobato é parte da Escola Balão Vermelho, localizada em Belo Horizonte. A instituição de ensino foi criada em 1972 e adota a linha pedagógica construtivista, que investe na interação social para formar cidadãos.

Biblioteca possui aproximadamente 15 mil obras literárias (Foto: Marcelo Oliveira Santos)

O acervo é composto por aproximadamente 15 mil obras literárias, revistas, jornais, material de pesquisa, CDs e DVDs.  Para organizá-lo, a biblioteca utiliza o Biblio Express. Com uma média de 120 visitas por dia, o espaço promove projetos de leitura que envolvem alunos e professores. Além disso, segundo a bibliotecária Kátia Martins Gomes Rodrigues (CRB-6/2678), há também um momento diário de leitura em voz alta, quando os livros são comentados sob a perspectiva dos leitores.

Instituição realiza projetos de leitura que envolvem professores e alunos (Foto: Marcelo Oliveira Santos)

Anualmente, os estudantes também realizam uma feira literária, a “Giroletras”. Por meio do projeto criado em 1994, os alunos recebem os visitantes nos estandes, conversam sobre os interesses dos compradores e indicam livros conforme a faixa etária. “A partir dos cinco anos, as crianças já começam a participar da feira e a interagir com os adultos que visitam o espaço. Além da venda dos livros, a Giroletras oferece apresentações diversas, como contação de histórias, teatro, jogral, exposição de trabalhos de artes plásticas, sempre baseadas em livros lidos ao longo do ano por cada turma”, acrescenta Kátia.

A feira literária “Giroletras” promove a interação entre crianças e adultos (Foto: Marcelo Oliveira Santos)

Todo ano após a feira, uma caixa-biblioteca é doada para uma instituição carente. “A feira se tornou uma referência tão marcante para nossos alunos que é comum, no dia a dia, comentários sobre um livro ser tão bom que ‘deveria ir para a Giroletras’”, conta a bibliotecária, que considera importante que as obras circulem como forma de motivar a leitura de livre escolha.

Serviço
Biblioteca Monteiro Lobato | Escola Balão Vermelho
Bibliotecária: Kátia Martins Gomes Rodrigues (CRB-6/2678)
Endereço: Professor Djalma Guimarães, 140, Mangabeiras – Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3194-2400
Site: http://www.balaovermelho.com.br

Bibliotecas modelo
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado o trabalho realizado por diversas bibliotecas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Confira aqui as bibliotecas que já foram destaque nas redes do Conselho.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Um Comentário

  1. Posted 11 de junho de 2017 at 15:30 | Permalink

    Boa iniciativa e bom sempre motivar as pessoas a lerem e conhecer o poder da leitura e conhecer livros maravilhosos!
    Eu adoro a ler e sempre indico livros pra meus amigos lerem também.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*