TVE exibe documentário inédito sobre acesso à cultura por pessoas com deficiência visual

Data de publicação: 29/01/2013

Por Fundação Cultural Piratini

O acesso à cultura por pessoas com deficiência é o tema do documentário Olhares, inédito na TV, e destaque do Recortes TVE deste sábado, 2 de fevereiro, às 22h. No filme, pessoas cegas e com baixa visão contam suas experiências no acesso ao teatro, exposições, cinema, literatura, música e entretenimento.

Olhares é uma produção independente dirigida por Felipe Milanes, historiador e doutorando em Educação, e Mariana Baierle, jornalista e mestre em Letras – ambos com deficiência visual. A obra conta com audiodescrição – recurso de acessibilidade que permite acesso a pessoas com deficiência visual e legendas, para pessoas com deficiência auditiva.

Tanto os entrevistados quanto os diretores do filme são indivíduos com diferentes graus de deficiência. Mariana Baierle, que também apresenta um quadro sobre acessibilidade no programa Cidadania da TVE, comenta que ainda existe a ideia de que o deficiente visual é apenas o cego. “No documentário buscamos dar espaço também a pessoas com baixa visão (aquelas com acuidade visual inferior a 30%), que possuem peculiaridades e representam a maioria entre os deficientes visuais”, afirma ela.

Segundo Mianes, o objetivo do trabalho é dar voz às pessoas com deficiência visual, destacando suas potencialidades na relação com o mundo artístico e cultural. “Queremos mostrá-las como protagonistas de suas trajetórias de vida, para além dos estereótipos e das restrições”, afirma ele.

TVE
Recortes TVE – Documentário Olhares
Sábado, 2 de fevereiro, às 22h / Quarta, 6 de fevereiro, às 23h30

Fonte: http://www.fmcultura.com.br/?model=conteudo&menu=83&id=1283

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*