UFMG relembra história da Escola de Ciência da Informação

Em comemoração aos seus 90 anos, instituição resgata memórias de um de seus principais centros de ensino

A Universidade Federal de Minas Gerais está completando 90 anos e uma das unidades acadêmicas que fazem parte dessa história é a Escola de Ciência da Informação.

Curso foi incorporado à UFMG em 1963 (Foto: Facebook / UFMG)

O curso de Biblioteconomia do Instituto Nacional do Livro foi criado em 1950, resultado do esforço da professora bibliotecária Etelvina Lima e de Abgard Renault, secretário de Educação do Estado de Minas Gerais na data. Em 1963, ele foi incorporado à universidade e, três anos depois, foi elevado à categoria de unidade acadêmica como Escola de Biblioteconomia da UFMG.

Desde então, a Escola funcionou em vários espaços até a construção de sua sede, em 1990 –passou pela Associação Médica, Instituto de Educação, Edifício Acaiaca, Faculdade de Filosofia e Reitoria da UFMG. Hoje com o nome de Escola de Ciência da Informação, a unidade oferece os cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.

Carro-Biblioteca

O projeto de extensão mais conhecido da Escola é o Carro-Biblioteca. Ele é o segundo mais antigo programa de extensão da UFMG, tendo sido criando em 1973. O projeto busca democratizar a informação e a leitura junto a comunidades socialmente vulneráveis da Grande BH, bem como promover ações culturais e educativas. Cada comunidade atendida recebe a visita do Carro-Biblioteca uma vez por semana. Sempre estacionado no mesmo ponto, o veículo permanece no local por duas horas.

Carro-biblioteca em 1980 (Foto: Facebook / UFMG)

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*