UFMG restaura e entrega livro de 200 anos a irmandade de Ouro Preto

A UFMG fará nesta sexta-feira, 19, em Ouro Preto, a entrega à Irmandade de Santa Cecília do volume restaurado do Livro primeiro de receita e despeza da Irmandade de Santa Cecília erecta na freguesia do Ouro Preto desta Villa. A obra, de 1817, integrava o Acervo Curt Lange, que integra as coleções especiais da Universidade, e teve sua propriedade reivindicada pela irmandade em 2012.

Livro primeiro de receita e despeza : esforço pela recuperação da funcionalidade (Foto: Claudio Nadalin/CECOR/UFMG)

Livro primeiro de receita e despeza : esforço pela recuperação da funcionalidade (Foto: Claudio Nadalin/CECOR/UFMG)

O volume será entregue pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, com a presença do secretário de Cultura de Minas Gerais Angelo Oswaldo de Araujo Santos, durante missa marcada para as 20h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. A UFMG será representada também pelo diretor e pela vice-diretora da Biblioteca Universitária, Wellington Marçal e Anália Gandini, e pela professora Glaura Lucas, que coordenava o Acervo Curt Lange à época da identificação de propriedade do livro.

A devolução do livro contábil foi decidida após análise do Conselho Curador do Acervo e da Procuradoria Jurídica, e a restauração foi feita pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor), da UFMG, com o objetivo de recuperar a funcionalidade do volume.

O Livro primeiro de receita e despeza tinha várias áreas com perda de suporte no dorso, e as folhas de guarda (que seguram a encadernação ao dorso do volume) estavam rompidas. Esses problemas provocaram desgaste na costura e separação dos cadernos, mas nenhuma folha foi perdida. O trabalho de restauração foi feito em 2013 pelas professoras Bethania Veloso e Ana Utsch, da Escola de Belas Artes, e pelas assistentes Carolina Concesso e Raquel Augustin, então estudantes do curso de Conservação-Restauração.

O contexto que envolve a chegada da obra à UFMG, sua restauração e devolução à Irmandade de Santa Cecília foi resgatada pela TV UFMG. Assista ao vídeo:

Fonte: UFMG

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*