Unesco concede título inédito a acervo bibliográfico mineiro

Título de Memória do Mundo foi concedido ao Instituto Cultural Amilcar Martins

A memória documental de Minas Gerais obteve recentemente um reconhecimento dos mais importantes em todo o mundo. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura) divulgou que a coleção de obras raras da biblioteca do Instituto Cultural Amilcar Martins (Icam), localizada em Belo Horizonte, foi contemplada com o título Memória do Mundo. É o primeiro acervo bibliográfico brasileiro a receber tal honraria.

icam

Biblioteca do ICAM ganha título por coleção de obras raras (Foto: Divulgação)

O Programa Memory of the World (Mow), criado em 1992, promove a identificação e a preservação do patrimônio cultural de todo o mundo, além do reconhecimento de que grande parte da memória do planeta se encontra nas bibliotecas e nos arquivos espalhados pelos cinco continentes.

O título

A concessão do título de Memória do Mundo é feita mediante julgamento minucioso de comissões compostas por instituições e especialistas de alto nível. Entre os documentos preservados com o apoio do programa encontram-se, por exemplo, a Bíblia de Gutenberg, a partitura original da 9ª Sinfonia de Beethoven, a Carta de Pero Vaz de Caminha e o Tratado de Tordesilhas.

Além de documentos como esses, o programa busca identificar e preservar acervos de importância fundamental para a história, a memória e a cultura dos diversos países.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*