Bibliotecas do ES garantem acesso livre aos acervos por meio de recurso tecnológico

Publicado no Boletim Eletrônico CRB-6 nº 18

Data de publicação: 07/05/2012

A Biblioteca Pública de Vila Velha (ES) incluiu recentemente nas consultas do acervo da instituição um recurso digital que facilita muito a vida dos usuários das bibliotecas: o BIBLIVRE, software destinado a catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas. Ou seja, os usuários dessa unidade de informação podem consultar de qualquer lugar o seu livro de interesse, desde que estejam conectados a web. A novidade foi destacada no site “Paixão Capixaba”, em reportagem.

Num primeiro momento, somente os livros de literatura estão cadastrados no sistema. Livros didáticos estarão disponíveis para consulta em breve, segundo a coordenação da biblioteca. “Conheci o Biblivre durante a faculdade e fiquei interessado em instalá-lo na biblioteca em que trabalho. Agora, o usuário consulta nosso acervo de casa”, declarou o coordenador da biblioteca, José de Ribamar Gomes (CRB-6 ES/747). Segundo apuração da reportagem, a Biblioteca Pública de Vila Velha é a primeira da rede municipal do Estado a fazer uso do software.

Em março desse ano, o CRB-6 destacou a iniciativa da Secretaria de Educação do Espírito Santo que, desde meados de 2010, permite a consulta de todos os registros bibliográficos catalogados nas bibliotecas da Secretaria, também através do BIBLIVRE. A ação foi divulgada no boletim eletrônico do Conselho. Além da livre consulta aos acervos das bibliotecas, a Secretaria também disponibiliza cerca de 300 registros bibliográficos para apreciação, todos de domínio público, que podem ser baixados no computador e para leitores de livros eletrônicos. Segundo a Secretaria, 33 bibliotecas fazem uso do software.

Fonte: http://www.crb6.org.br/noticias_crb.php?codigo=444

This entry was posted in Boletim Eletrônico CRB-6 and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*