Conselheiros de Belo Horizonte discutem demandas profissionais com Deputado Dr. Grilo

No último dia 14, aconteceu uma reunião entre os membros do Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), o deputado federal Dr. Grilo, do Partido Solidariedade (SDD) e seu assessor, Eduardo Gomide. O encontro ocorreu na sede do CRB-6 e teve como objetivo discutir projetos de lei para atender às demandas dos bibliotecários em Minas Gerais.

Conselheiros do CRB-6: Álamo Oliveira, Júlio Vítor Castro, Rogério Marques, Janaína de Paula, Elma Oliveira, Hugo Oliveira e o Deputado Dr. Grilo

Conselheiros do CRB-6: Álamo Oliveira, Júlio Vítor Castro, Rogério Marques, Janaína de Paula, Elma Oliveira, Hugo Oliveira e o Deputado Dr. Grilo

Na ocasião, foram apresentadas ações que vão ao encontro das reivindicações feitas pelo Conselho, como a criação do cargo de bibliotecário no Estado, o cumprimento da lei que obriga que as escolas tenham biblioteca até 2020 e o Projeto de Lei Nº 6038/2013 que prevê a criação do cargo de técnico em biblioteconomia.

O deputado, que já fez parcerias com outros conselhos, acredita que as entidades de classe precisam ser valorizadas, pois atuam pela melhoria das condições de trabalho das categorias profissionais. “Quando visito um Conselho, quero saber qual o seu desejo para pensar na melhor forma de atendê-lo”, afirma Dr. Grilo.

Eduardo Gomide, assessor do deputado, afirmou que Dr. Grilo pode ser interlocutor do CRB-6 nas três esferas do poder. “Quando um conselho nos apresenta um projeto, nós o levamos em audiência pública para ser discutido. Se, por exemplo, encaminharmos o plano da criação do cargo de bibliotecário do Estado para a Câmara em audiência pública, reunimos o Ministério do Trabalho e o Ministério da Educação para acompanharem.”

Durante a reunião, ficou acordado que o Conselho fará um levantamento formal das demandas para apresentar ao deputado. Feito isso, serão avaliadas as melhores alternativas do que pode ser realizado politicamente. Dr. Grilo, disse ainda, que é possível a aproximação e a parceria do Conselho com outros deputados, inclusive de outros partidos.

O presidente do CRB-6, Antônio Afonso (CRB-6/2637), afirmou que o apoio político é fundamental para realizar qualquer ação. “Com esse tipo de suporte, podemos concretizar ações que beneficiem a nossa classe, como a criação de novos cargos na área.” O bibliotecário Júlio Vítor Rodrigues de Castro (CRB-6/2565) também partilha da mesma ideia: “É importante que o Conselho mantenha esse contato político. Com o encontro, conseguimos pontuar questões levantadas pelo CFB e pelo CRB-6 no que diz respeito às necessidades políticas.”

Os bibliotecários mineiros que tiverem interesse podem encaminhar para o CRB-6 sugestões e demandas que promovam melhorias e a defesa da classe profissional. O e-mail para contato é crb6@crb6.org.br.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas, Boletim Eletrônico CRB-6. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*