Jornal “Hoje em Dia” destaca demanda por bibliotecários no mercado

Publicado no Boletim Eletrônico CRB-6 nº19/2012

Data de publicação: 23/05/2012

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) foi consultado pelo jornal mineiro “Hoje em Dia” sobre a Lei 12.244/10 e a demanda por profissionais bibliotecários nos próximos anos. “Acredito que o bibliotecário tem hoje mais campo de trabalho. Além de ter a tecnologia como ferramenta para melhor organizar esse caos informacional gerado pela Internet”, afirmou Antônio Afonso (CRB-6/2637), presidente do Conselho, ao ser questionado sobre a atuação dos bibliotecários.

Com reportagem de título “Lei estimula contratação de bibliotecário”, o jornal também tratou de como as inovações tecnológicas modificaram as atribuições e o perfil do profissional. O bibliotecário Igor Quintal (CRB-6/2881) e o diretor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), Ricardo Rodrigues Barbosa, também foram consultados pelo jornal. “O bibliotecário também está sendo requisitado para ajudar programadores de informática a elaborar sistemas de arquivo e busca de documentos digitais em empresas de grande porte”, ressaltou Barbosa.

A reportagem também informou sobre as mudanças que as Leis 12.244/10 e 4084/62 poderão gerar. A Lei 12.244/10 determina que em cada instituição de ensino – particular ou privada – deve haver uma biblioteca e dentro dessas bibliotecas deve haver, no mínimo, um título para cada aluno matriculado. O prazo para o cumprimento da Lei se encerra em 2020. Por sua vez, a Lei 4084/62, prevê a necessidade de atuação do profissional bibliotecário habilitado e registrado no respectivo conselho da sua região.

Embora discuta-se muito sobre os rumos que a profissão tomará nos próximos anos, especialmente em razão do advento das novas ferramentas e tecnologias, a publicação ressalta a demanda pelo bibliotecário não apenas no mercado privado de trabalho, mas também em órgãos públicos.

À época da finalização deste boletim, a matéria estava disponível apenas na versão física do jornal. Clique aqui para baixar o arquivo.

Fonte: http://www.crb6.org.br/noticias_crb.php?codigo=457

This entry was posted in Boletim Eletrônico CRB-6 and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*